Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) protestaram, nesta quarta-feira (9), no shopping Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contra os privilégios tributários concedidos às camadas mais ricas da sociedade. O ato ocorre uma semana após o grupo invadir a sede do Itaú, na Avenida Faria Lima, em São Paulo.
Na manifestação, que transcorreu de forma pacífica, os integrantes do movimento exibiram faixas e cartazes defendendo a taxação dos chamados super-ricos, instituições financeiras e das casas de apostas. O movimento promoveu a campanha pela “taxação BBB” – bilionários, bancos e bets.
A escolha pelo local do protesto se deve pelo shopping estar localizado em um dos bairros mais nobres da capital carioca.
A manifestação ocorreu na véspera da mobilização nacional prometida pelo MTST, com atos em várias capitais do País, voltados à defesa da justiça fiscal e dos direitos trabalhistas. Entre as pautas defendidas pelo movimento, está a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Invasão ao Itaú
Na última quinta-feira (3), o MTST e a Frente Povo Sem Medo invadiram a sede do banco Itaú, localizada na Avenida Faria Lima, Zona Oeste da capital paulista, principal símbolo do mercado financeiro do Brasil. A manifestação teve como foco a defesa da reforma tributária e a taxação dos super-ricos.