GPS Brasília comscore

MPF cobra cotas para pessoas trans em Concurso Unificado da União

O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação pedindo a condenação da União por danos morais coletivos no valor de R$ 5 milhões, devido à ausência de reserva de vagas para pessoas transexuais e travestis no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). O montante proposto deverá ser destinado à capacitação de gestores públicos federais, estaduais e municipais sobre o mercado de trabalho e pessoas trans, campanhas educativas, e custeio de cursos preparatórios para concursos públicos direcionados às pessoas trans.

Além da compensação financeira, o MPF requer que a União seja condenada a realizar um ato público de pedido de desculpas à comunidade trans. A retratação seria feita por meio de uma nota oficial veiculada em todos os canais oficiais de comunicação do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Presidência da República.

A ação foi instaurada após o MGI rejeitar uma recomendação do MPF, datada de 10 de janeiro, que solicitava a inclusão de cotas para pessoas trans no edital para a carreira de auditor-fiscal do trabalho. Segundo o MPF, essa decisão contradiz o compromisso anteriormente assumido pela Administração Pública, que havia concordado em acatar a recomendação.

Procuradores regionais dos Direitos do Cidadão do Acre, Lucas Costa Almeida Dias, e de Sergipe, Martha Figueiredo, responsáveis pela ação, destacaram o comportamento contraditório da Administração Pública Federal. Eles alegaram que, mesmo após o compromisso de incluir cotas para pessoas trans no concurso, a omissão para efetivar essa medida levou à iniciativa do MPF.

Em junho do ano passado, o ministro do Trabalho e Emprego havia anunciado a reserva de vagas para pessoas trans no próximo concurso para auditor-fiscal do trabalho. No entanto, o MGI argumenta que, ao decidir participar do Concurso Unificado, o Ministério do Trabalho e Emprego deveria aceitar as regras comuns a todos os órgãos participantes, incluindo a ausência de cotas para pessoas transgênero.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.