GPS Brasília comscore

MPDFT: Grupo Estruturação denuncia Prefeitura do Setor de Diversões Sul por LGBTfobia

Representação aponta tentativa de barrar eventos da comunidade e acusa entidade gestora do Conic por termos em ação judicial

O Grupo Estruturação – organização que atua na defesa dos direitos da população LGBT+ em Brasília – protocolou nesta sexta-feira (9/5), uma representação formal junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra a Prefeitura do Setor de Diversões Sul, entidade responsável pela administração do Conic.

Segundo o coletivo, a ação judicial movida pela associação visa impedir a realização de festas e manifestações culturais promovidas pela comunidade LGBT+ no Conic. O Estruturação afirma que o documento judicial apresenta trechos com linguagem discriminatória e LGBTfóbica, incluindo expressões como “orgias malsinadas”, “devastação moral” e referências a “corpos praticamente nus com contato ostensivo com pessoas do mesmo sexo”.

A redação do GPS|Brasília entrou em contato com a prefeita do Setor de Diversões Sul, Flávia Portela, para receber o posicionamento da entidade comunitária sobre as acusações, mas não obteve retorno até o momento da publicação. O espaço permanece aberto para atualizações futuras.

Para o Estruturação, os termos utilizados na peça , que teve o pedido negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), não apenas “reforçam estigmas homofóbicos”, como também configuram “uma tentativa de excluir e silenciar a diversidade sexual e de gênero em um espaço tradicionalmente ocupado por coletivos culturais e artísticos”.

“O que está em curso não é apenas uma tentativa de impedir festas. É uma tentativa de expulsar a população LGBT+ de um dos poucos espaços onde somos livres, visíveis e seguros. O Conic é nosso também. Vamos lutar com todas as ferramentas jurídicas e políticas para defender esse território de resistência e diversidade”, declarou Michel Platini, presidente do Grupo Estruturação.

O documento entregue ao MPDFT solicita a investigação rigorosa do caso, a responsabilização da entidade gestora do Conic por violação de direitos fundamentais e ainda o pagamento de uma indenização por danos coletivos. A proposta é que os valores sejam revertidos em campanhas de combate à LGBTfobia no Distrito Federal.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.