GPS Brasília comscore

MPDFT fiscaliza blocos e reforça campanha contra assédio no Carnaval de Brasília

Órgão promove ações nos eventos carnavalescos e distribui materiais informativos para conscientização dos foliões

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu início à fiscalização dos blocos de Carnaval e à distribuição de materiais da campanha “Pediu pra Parar, Parou!”, que combate o assédio e incentiva o respeito durante as festividades. A primeira ação ocorreu na noite de sexta-feira (28), durante o evento Carnaval do Mané, realizado na Arena BRB Mané Garrincha, que reuniu um grande público para apresentações musicais.

As equipes do MPDFT acompanharam a movimentação, verificaram o cumprimento das normas e interagiram com os foliões para divulgar a campanha. Foram distribuídos bottons, leques, adesivos e máscaras com mensagens de combate ao assédio, recebidos de forma positiva pelo público.

“Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança e respeito. A campanha ‘Pediu pra Parar, Parou!’ reafirma o compromisso do MPDFT em promover um Carnaval seguro e livre de assédio, incentivando a denúncia de qualquer forma de violência ou desrespeito”, destacou o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, coordenador das ações.

Blocos de rua

Nos próximos dias, o MPDFT seguirá com as fiscalizações e a distribuição de materiais nos três Territórios Folia de 2025:

  • Gran Folia, na Esplanada dos Ministérios
  • Setor Carnavalesco Sul
  • Plataforma da Diversidade, no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano

“Seguiremos com as fiscalizações em todos os territórios do Carnaval, distribuindo material informativo e orientando a população. Nosso papel é não apenas fiscalizar, mas também educar e incentivar o respeito mútuo”, reforçou Sabo.

A ação conta com a participação da promotora de Justiça Adalgiza Aguiar, coordenadora do Núcleo de Gênero, da promotora Camila Costa Britto, coordenadora do Nevesca (Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), e da servidora Aline Gomes, da Ouvidoria.

Além do combate ao assédio, o MPDFT aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, que tem como slogan “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. A iniciativa alerta para temas como violência sexual, trabalho infantil e consumo de álcool por menores, além de incentivar a atualização vacinal e a notificação de desaparecimentos.

“A atuação do Ministério Público nas campanhas ‘Pediu pra Parar, Parou!’ e ‘Pule, Brinque e Cuide’ reforça que o Carnaval deve ser uma festa para todos, sem espaço para violência ou violações de direitos”, destacou a promotora Camila Costa Britto.

As denúncias de violações de direitos podem ser feitas pelos seguintes canais:

Disque 100
Ouvidoria do MPDFT – telefone 127 (ligação gratuita) ou formulário eletrônico no site do órgão
Polícias Civil, Militar ou Federal
Denúncias de crimes na internet – site new.safernet.org.br/denuncie

Veja a campanha:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Visão de futuro ou cegueira ideológica? O panorama do mercado …

Na correria da capital paulista, spas em hotéis de luxo …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI