GPS Brasília comscore

MPDFT divulga aumento de 21,3% na violência doméstica contra a mulher

Os dados são referentes ao ano de 2024

Com o Dia Internacional das Mulheres, celebrado dia 8 de março, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou os números de denúncias registradas de violência doméstica e as solicitações de medidas protetivas urgentes aumentaram, 21,3% e 5,3%, respectivamente, em relação a 2023. Os dados são do Relatório de Violência Doméstica 2024 do MPDFT.

Em 2024, foram registrados 7.273 casos denunciados, enquanto em 2023, foram registrados 5.995 casos, um aumento de 21%. As solicitações de medidas protetivas recebidas pelo Ministério Público também cresceram, passando de 17.303 para 18.220, no mesmo período, um aumento de 5%.

Em relação aos inquéritos policiais e termos circunstanciados relacionados a casos de violência doméstica contra a mulher do ano passado, foram 19.339 casos. Em ordem as regiões administrativas com maior número de ocorrências são: Ceilândia, com 3.445, Plano Piloto, com 2.315, Paranoá foram 1300, Taguatinga com 1258, Águas Claras com 1211 e Recanto das Emas com 1134. Somente com a soma dessas 6 RAs, o número corresponde a 63,36% das ocorrências de violência doméstica no DF.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em 2024 foram registrados 23 casos de feminicídio no DF, 7 a menos do que em 2023. No mesmo período, 82 mulheres foram vítimas de tentativas de feminicídio. Das mortes, 62,2% ocorreram em locais privados, como residências do casal, da vítima, do autor ou de terceiros.

O relatório diz que, 79,7% das vítimas têm entre 18 e 49 anos. 36% das ocorrências foram no fim de semana e 34% no período noturno. Ainda, a maioria dos agressores estão na faixa etária de 18 a 39 anos, representando 65,9%.

Para o combate ao feminicídio, a Lei nº 14.994 considera crime de feminicídio como delito autônomo e estabelece outras medidas para prevenir e coibir a violência contra a mulher. A pena passou a ser 20 anos, podendo ser aumentada até 40. Os crimes envolvidos na Lei são: lesão corporal e injúria, calúnia e difamação.

Atualmente, o DF conta com 45 promotorias de Justiça especializadas, além do Núcleo de Gênero, que atua na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero.

“O MPDFT tem trabalhado para fortalecer a articulação interinstitucional e assegurar que a rede de proteção opere de maneira estruturada e eficiente no suporte às mulheres em situação de violência. Nosso compromisso é contínuo para promover ações concretas para garantir um atendimento humanizado, especializado e eficiente e seguiremos empenhados em assegurar justiça, garantir direitos e fortalecer a rede de proteção às vítimas, envidando esforços para que as medidas protetivas sejam concedidas com prioridade e efetivamente cumpridas, garantindo a segurança e a dignidade das mulheres em situação de violência”, destacou a coordenadora do Núcleo de Gênero (NG), a promotora de justiça Adalgiza Aguiar.

A Ouvidoria das Mulheres, do MPDFT, é um canal que as vítimas de violência doméstica podem denunciar violações de direitos, relatar dificuldades no acesso à rede de proteção e obter informações sobre medidas protetivas e serviços disponíveis.

 

*Com informações do MPDFT

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.