O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (26/2), a Operação Faixa de Domínio.
A investigação apura possíveis crimes contra a administração pública no Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
Coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), com apoio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR), a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em diversas regiões do DF, incluindo Sobradinho, Planaltina, Águas Claras, Samambaia, Taguatinga e na sede do DER-DF.
Entre as irregularidades investigadas estão o atendimento privilegiado na concessão de autorizações para instalação de engenhos publicitários, liberação indevida de quiosques e painéis de iluminação, além da retirada irregular de autuações e notificações no sistema Sider.
As apurações envolvem a Superintendência de Operações (Suoper) do DER-DF, setor responsável pelo licenciamento e fiscalização de ocupações nas faixas de domínio das rodovias distritais.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso atuaria para beneficiar empresas, com destaque para aquelas ligadas ao Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Distrito Federal (Sepex).