GPS Brasília comscore

Movimento Armorial se despede do DF com encontro de grupos nordestinos

Nascida para comemorar os 50 anos da criação de **Ariano Suassuna**, a **_Mostra Movimento Armorial_ chega ao fim da sua jornada**. Após longas temporadas pelos quatro Centros Culturais Banco do Brasil, o encerramento será celebrado com a **apresentação de três artistas nordestinas que residem no Distrito Federal**.

O Movimento Armorial **lançado em 1970** veio de uma mistura de **diversas produções artísticas**. Entre elas, a **música, as artes plásticas, a literatura, o teatro e a poesia do corpo**, desdobrando também os caminhos que Ariano Suassuna empreendia em sua trajetória de dramaturgo.

Seu objetivo principal foi produzir uma **arte brasileira erudita autêntica**, tendo como matéria prima elementos das **raízes culturais do Nordeste do Brasil**, valorizando e revelando nossa **cultura popular**.

Com uma bagagem de obras visuais, o projeto apresentou, ao longo de seu percurso, cerca de **15 espetáculos musicais, 20 ciclos de conversas, exibição de documentário e oficinas de xilogravura**. Mais de **250 mil pessoas**, de todas as idades, visitaram as quatro temporadas do evento.

Agora, com o fim do ciclo, o CCBB **convida o brasiliense para assistir e participar de três shows musicais no próximo domingo, 15**. Será uma espécie de **encontro de artistas nordestinos**, residentes em Brasília, que ressaltam em seus trabalhos musicais as **tradições da cultura negra**, enaltecida pelo grande escritor: **a Martinha do Coco; o Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília; e o Encantaria das Matas.**

Enraizadas na essência da cultura popular brasileira, as três atrações apresentam **ritmos afros** nas versões **_Roda de Coco, Maracatu de Baque Virado e o Som de Tambores_**. A escolha deste conjunto de shows se deu por serem reconhecidas como **referências Armoriais no meio.**

**Em formato de cortejo**, as apresentações têm início no Vão do CCBB, com **Martinha do Coco**. Em seguida, saindo da Galeria II, o grupo **Baque Mulher** conduz o público para a Rampa que dá acesso à Galeria I, atravessando o Deck e assim fazer um passeio pelo Jardim, contornando a área externa do Teatro, e retornando ao Vão. Neste local acontece o encontro com **o Encantaria** e, juntos, formam uma grande roda dançante. **No caso de chuva, os shows se concentrarão no Vão e Rampa**.

Essa grande festa de encerramento acontecerá **a partir das 16h30 e terá entrada franca**, além de classificação indicativa livre. Os **ingressos estão disponíveis [aqui](https://ingressos.ccbb.com.br/exposicao-movimento-armorial-50-anos__275)**, basta clicar com o botão direito e abrir uma nova página de navegação.

Nas palavras da idealizadora, **Regina Rosa**, encerrar a itinerância do projeto com **essas apresentações mostram** ao público uma ínfima parte do **grande artista que foi Ariano Suassuna e sua influência** na arte popular do Brasil _“Para vibrar e manter viva a cultura popular, com seus cantos, instrumentos e principalmente suas histórias, que inspiraram o início e a continuidade do Movimento Armorial. O Movimento, permanece vivo e atual, na medida em que sua poética continua inspirando artistas por todo o Brasil”,_ conta.

**Saiba mais sobre os artistas**

**Martinha do Coco**

![Martinha do Coco Foto: Bane Franca](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Martinha_do_Coco_Credito_Bane_Franca_3_a8a0dbb264.jpg)

Mulher negra e periférica, a pernambucana é hoje referência de tradição para os moradores no Distrito Federal e teve seu reconhecimento como Mestra pelo Prêmio da Cultura Popular da Secretaria de Cultura do DF.

![Martinha do Coco Foto: Bane Franca](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Martinha_do_Coco_Credito_Bane_Franca_2_c47363c510.jpg)

Há mais de quinze anos produz arte e cultura popular em todo Distrito Federal, é incontestável em seus saberes e fazeres, e também na descontração. E nessa energia, celebra a Cultura dos Encontros, que tem como proposta a interação da mestra Martinha com artistas, conectados às pautas de transformação social, educação, arte, cultura, negritude e afetos.

**Encantaria das Matas**

![Encantaria das Matas Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Encantaria_das_Matas_a3b5b78727.jpeg)

Consagrando o sagrado e o toque do tambor, o grupo brasiliense contempla as mais diversas formas de comunicar o sagrado por meio da música, através dos toques tirados dos atabaques, maracás e alfaias. Os cantos de trabalho fazem referência à força elementar presente no cotidiano do povo brasileiro.

Com o toque de tambor e percussão artesanais, a música evoca a intimidade com o que vem da natureza. “Trazemos a musicalidade, a ancestralidade e a cultura brasileira”, ressalta um dos integrantes, o cantador e arte-educador Apoena Machado. Tocando coco, samba de roda, jongo e ijexá e maracatu, o Encantaria das Matas mostra arte indígena e negra do povo brasileiro. “Trouxemos um pouco dessa força pra esse encontro”, completa Apoena. A Encantaria das Matas chama a força, expressa e alegra.

**Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília**

![Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Baque_Mulher_Nacao_Maracatu_Encanto_do_Pina_de_Brasilia_1_90bdaffa81.jpg)

Grupo de Maracatu exclusivo para Mulheres, fundado em 2008 pela Mestra Joana Cavalcante em Recife-PE com filial criada em Brasília no ano de 2018. O Baque Mulher Brasília recebeu, em 2021, o Prêmio Inspirar, que premia mulheres, lideranças artísticas e culturais, nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco, pelo Instituto Neoenergia. 15 após seu início, o Baque tem 39 filiais espalhadas pelo Brasil e em Lisboa.

![Baque Mulher – Nação Maracatu Encanto do Pina de Brasília Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Baque_Mulher_Nacao_Maracatu_Encanto_do_Pina_de_Brasilia_1_4d529bd83b.jpeg)

O Baque Mulher tem como finalidade o desenvolvimento, a manutenção e a disseminação da cultura do maracatu entre mulheres. O maracatu nação, também conhecido como maracatu de baque virado, é uma manifestação artística da cultura popular e carnavalesca da Região Metropolitana do Recife em que um cortejo real desfila pelas ruas, acompanhado de um conjunto musical percussivo.

**Serviço:**
Referências Armoriais
Encerramento da Mostra Movimento Armorial 50 Anos
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF
Quando: 15 de janeiro de 2023, das 16h30 às 18h40
Quanto: Entrada gratuita
Aduira seu ingresso [clicando aqui com o botão direito](https://ingressos.ccbb.com.br/exposicao-movimento-armorial-50-anos__275)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.