Neste sábado (9), a atmosfera cultural de Brasília foi enriquecida com a inauguração da mostra ‘Talvez busque um lugar onde já estou | latitude: -15.7801, longitude:- 47.9292 15° 46’48’’sul, 47°55’45’’oeste’, na Referência Galeria de Arte. Sob a curadoria de Marco Antônio Vieira, os visitantes foram conduzidos por um mergulho profundo na expressão artística de Rogério Ghomes.
A exposição, que permanecerá em exibição até o dia 13 de abril, foi inaugurada na presença do próprio artista e do curador, proporcionando ao público uma imersão direta nas mais recentes criações de Ghomes, tanto em fotografia quanto em objeto. O destaque da mostra reside na interpretação única que o artista faz do deslocamento como um elemento central em sua produção, aliado aos códigos verbais que se tornam pontos de inflexão em sua poética visual.
Este evento marca a segunda individual de Rogério Ghomes na Referência Galeria de Arte, e apresenta um título que ressignifica seu trabalho anterior e estabelece uma nova diretriz conceitual para suas futuras exposições individuais. Ao explicitar as coordenadas geográficas de Brasília, a capital federal se torna o ponto de partida para essa exploração poética do artista.
Marco Antônio Vieira, curador da mostra, destaca a abordagem única da mostra. “Para Rogério Ghomes, em ‘Talvez busque um lugar onde já estou’, o quê, o quando e o onde são pegadas fossilizadas, capturadas no instante em que o fotógrafo realizou o registro. Como uma pele tatuada, sua fotografia absorve o momento, não só o físico como também o emocional”, afirma.
Rogério Ghomes complementa. “Essa mostra evidencia o deslocamento como uma das chaves centrais da produção, marcada por tomadas de signos simbólicos turísticos, ou do estado emocional, numa condição de espreita, como são captadas as imagens da série Entre Ver”, explica.
Os horários de visitação vão de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h, na Referência Galeria de Arte.
Confira como foi a inauguração, pelas lentes de Rayra Paiva: