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Morre Pedro Paulo Rangel, um dos rostos mais conhecidos da TV

Ator estava internado na Clínica de Saúde São José, no Rio de Janeiro, por causa de complicações de um enfisema pulmonar

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O ator **Pedro Paulo Rangel** **morreu** na madrugada desta quarta-feira, 21, às 5h40, no Rio de Janeiro. Ele tinha 74 anos e estava **internado** desde o dia 30 de outubro, na Clínica de Saúde São José, por complicações de um **enfisema pulmonar**. A informação foi confirmada pela hospital. Em maio, ele revelou que desde 2002 enfrentava uma **doença pulmonar crônica**, causada, segundo ele, por **cigarro**.

Dono de vasta **carreira** na **TV** e no **teatro**, ficou marcado por papéis como o otimista _Poliana_, amigo de **Regina Duarte** em _Vale Tudo_ (1988), **Calixto**, conselheiro de **Petruchio** (Eduardo Moscovis) em _O Cravo e a Rosa_ (2000) e **Gigi**, irmão da vilã **Bia Falcão** (Fernanda Montenegro) em _Belíssima_ (2005), além das esquetes em que participou em **clássicos** do **humor** como _TV Pirata_ (1989) e _Viva o Gordo_ (1981).

Nos **palcos**, fez parte de uma histórica montagem de _Roda Viva_ dirigida por **Zé Celso Martinez**, em 1968, e recebeu inúmeras **indicações** e venceu **prêmios** importantes como o _Molière, Shell, Sharp e o Troféu Mambembe_, por obras como _A Aurora da Minha Vida_ (1982), _Machado em Cena, um Sarau Carioca_ (1989), _Sermão da Quarta-Feira de Cinzas_ (1994) e _SoPPa de Letra_ (2004).

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/39_740x416_68e8d393df.jpg)

Em 2006, sua carreira foi tema do livro _Pedro Paulo Rangel: O Samba e o Fado_, escrito por **Tania Carvalho** e lançado na _Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial_. A obra contava com longos **depoimentos** em primeira pessoa em que o ator discorria sobre seus trabalhos.

Destacava sua **predileção** pelos **palcos**, algo que o acompanhou a vida inteira: _”só no teatro você pode mostrar o que é realmente capaz de fazer, não tem truque, close no rosto, fazer mais uma vez. Não se repete até acertar”._

_”Drama ou comédia? Em que gênero me sinto mais confortável? Não sei”._ _”Tenho uma dificuldade grande de chorar. Em cena e mesmo na vida”,_ dizia sobre o **drama**. Já sobre a **comédia**: _”meu Deus, como é difícil! Comédia é tempo, ritmo, matemática. Se você perde um milionésimo de segundo, a piada não funciona. Aquele riso certo, a piada exata, um dia para de funcionar e é dureza reconquistar o momento”._

**O início da carreira**

Nascido em 29 de junho de 1948 no Rio, dia de São Pedro e São Paulo, só poderia ter esse nome. Quando **criança**, ouvia **novelas, óperas e atrações musicais** na rádio, mas não fazia ideia da existência dos palcos. Tudo mudou quando tinha 11 anos e conheceu **Seu Zeli**, um **vizinho** entusiasta do teatro amador. Passou a frequentar o _Clube Minerva_, mas não podia atuar pois, na época, as crianças eram feitas por mulheres.

Então, escreveu seu próprio **espetáculo**, _Quando os Pais Entram de Férias_. Na primeira apresentação, já foi um **sucesso**. Os atores mirins passaram a se fazer a peça também em outros clubes. Seus pais, **funcionários públicos** que almejavam uma vida **estável** ao filho, se preocupavam com o quanto ele gostava do mundo artístico.

![(Foto: Reprodução/Acervo Globo)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/saramandaia_pedro_paulo_rangel_i0001940_768x563_4755d3d8ac.webp)

Pouco depois, Zeli levou Pedro Paulo para substituir um ator que interpretava um príncipe na peça _O Bruxo e a Rainha_, da **igreja Santa Terezinha**. Foi no templo que conheceu **Marco Nanini**, ainda garoto. Os dois estudariam juntos tempos depois.

Na juventude, precisou servir ao **Exército**, mas ficou três meses **”quebrando pedra”** e o restante em uma função **burocrática**. O período também marcou um encontro inusitado: _”foi assim que sobrevivi ao Exército. E também porque o meu sargento era o Martinho da Vila, que me deixava chegar mais tarde e me liberava mais cedo para eu ir para a escola”._

**A arte como profissão**

Pedro Paulo Rangel entrou na **escola** de **teatro** em 1966, se deparando com _”pessoas tão esquisitas quanto”_ ele, com um trecho de _O Mártir do Calvário_ na prova de **interpretação**. Sua estreia profissional foi em _Roda Viva_, de Chico Buarque, dirigida por Zé Celso Martinez, em 1968. Num momento de **ditadura militar**, a peça foi alvo do _CCC_ (Comando de Caça ao Comunista), e diante da **ameaça** à integridade dos atores, acabou saindo de cartaz. Zé Celso levou os atores para _Galileu Galilei_, e Pedro Paulo Rangel foi junto, vivendo o _Pequeno Monge_, personagem que tinha apenas **uma cena**.

Em 1969, trabalhou pela primeira vez com **Jô Soares**, então diretor do espetáculo _Romeu e Julieta_. Tornou-se seu **assistente de direção**, e conviveu diuturnamente com ele por cerca de um ano antes do início da década de 1970, ainda teve tempo de estrear na **televisão**, como um **garçom** na novela _Super Plá_, da **TV Tupi**, em 1969. Na emissora, também esteve, como outro garçom, em _Toninho On The Rocks_ (1971).

![(Foto: Reprodução/Globo/Ramón Vasconcelos)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/picture_7d95f00711.jpeg)

Nos anos seguintes, esteve em outros elencos de teatro como _Tudo no Escuro_, seu primeiro **protagonista** nos palco, _O Beijo no Asfalto, Jorginho, o Machão, A Vida Escrachada de Joana Martini, Baby Stompanato e As Desgraças de uma Criança_.

**A estreia na Globo**

O ano de 1972 marcou sua carreira: esteve na **peça** _Castro Alves Pede Passagem_, dirigida por Gianfrancesco Guarnieri. _”Pedro Paulo Rangel, como cantor jovem, chega a ser de uma naturalidade extrateatral, de tão espontâneo. Os curtos diálogos do “cantor jovem” e Castro Alves são de uma naturalidade sem naturalismo e de teatralidade sem afetação”_, dizia a crítica do **Estadão** à época. Visto pelo diretor Moacyr Deriquém, foi convidado trabalhar na **Globo**, emissora em que viveu os trabalhos pelos quais ficou mais conhecido ao longo da carreira.

Mas PP ainda não tinha noção disso: _”fazer televisão era absolutamente aviltante! Sentia-me totalmente vendido”_. Após a porta de entrada por _Bicho do Mato_ (1972), conseguiu algum **destaque** em _Gabriela_ (1975), especialmente em uma **cena de nu**, quando seu personagem, Juca Viana, e Chiquinha (Cidinha Milan) eram flagrados na cama e jogados à rua sem roupas.

Na Globo, esteve ainda em _A Patota_ (1976), _Saramandaia_ (1977) e _O Pulo do Gato_ (1978). Gravou alguns **Telecursos** na **TV Cultura** e a novela _Dinheiro Vivo_ (1979), de Mario Prata, na **TV Tupi**. No começo dos anos 1980, mais um novo trabalho com **Jô Soares**, desta vez na **televisão**, fazendo parte do elenco do _Viva o Gordo_. Mas o prestígio dos palcos ainda lhe atraía mais que o das telas.

![(Foto: TV Globo/Ique Esteves)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedro_paulo_rangel_2_1024x683_34de0bcca9.jpg)

**Intervalo na TV**

_”Sei que é meio esquizofrênica a minha carreira: posso ser uma estrela no teatro e um coadjuvante na TV. A gente se acostuma com isso. Ou se rebela. Foi o que fiz quando saí da TV a primeira vez e passei oito anos fora. Trabalhava no Viva o Gordo, fazendo o ‘homem 3’, e já havia ganhado o meu primeiro Prêmio Molière no teatro. Como lidar com isso? Largando a televisão”._

Pedro Paulo Rangel, então, voltou a focar no **teatro**. _O Bravo Soldado Schweik_ (1982), _A Aurora da Minha Vida_ (1982), _Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto de Mão_ (1985), _El Grande de Coca-Cola_ (1987), _Amor por Anexins_ (1987), _O Amante Descartável_ (1987), _Pluft, O Musical_ (1988).

**Retorno**

Foi um **convite** do diretor **Daniel Filho**, da **Globo**, que o fez voltar à TV: trabalhar na **minissérie** _O Primo Basílio_, como **Sebastião**, amigo do protagonista, vivido por **Tony Ramos**. _”Pela primeira vez na televisão soube o que era ensaio. Três meses antes de gravar ficávamos em um palco, com um cenário desmontável, ensaiando todas as cenas”_, recordava.

Mais contente, pediu outra chance a Daniel, e acabou no elenco de outra **novela histórica**: _Vale Tudo_ (1988). Interpretou **Audálio**, mais conhecido como _Poliana_, apelido que tinha por seu **otimismo**. Era amigo da **protagonista** Raquel (Regina Duarte), a quem conhecia logo em sua chegada ao Rio de Janeiro. Pouco depois, fez parte do elenco da _TV Pirata_, **humorístico** que marcou época.

Entre diversas **minisséries**, **especiais** e, é claro, os **palcos** do teatro, Pedro Paulo Rangel participou de diversas outras **novelas** nas décadas seguintes. Entre elas, _Pedra Sobre Pedra_ (1992), em que viveu **Adamastor**, que cuidava do bordel-cassino clandestino por trás de um _Grêmio Recreativo_. Em uma época sem tantos personagens **gays**, Adamastor era apaixonado pelo amigo Carlão Batista (Paulo Betti), a quem servia como ‘testa de ferro’.

Em _Pecado Capital_ (1998), viveu **Seu Clóvis**, torcedor do **Botafogo** e dono de bar, que dividia as cenas com Íris Bruzzi e Eri Johnson, sua **esposa** e **filho** na trama. Na novela de época _O Cravo e a Rosa_ (2000), interpretou **Calixto**, uma espécie de pai para o protagonista Petruchio (Eduardo Moscovis). Vivia um simpático **romance** com _Mimosa_, personagem de Suely Franco, com quem acabava casado.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/globo_divulgacao_o_cravo_e_a_rosa_pedro_paulo_rangel_7b8e48c085.webp)

Em _Belíssima_ (2005), interpretou **Gigi**, apelido de **Argemiro**, irmão da grande vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) e grande amigo de seus sobrinhos-netos, Júlia (Gloria Pires) e Pedro (Henri Castelli). Também **contracenava** com frequência com a dupla formada por Íris Bruzzi e Carmen Verônica, Guida Guevara e Mary Montilla, duas ex-vedetes na trama. À época, algumas revistas de fofoca chegaram a publicar que Gigi seria revelado como grande vilão ao fim da novela, mas o protagonismo tardio não se concretizou.

**Pedro Paulo Rangel no teatro**

No teatro, esteve em espetáculos como _O Circo da Solidão_ (1992), _Detalhes Tão Pequenos de Nós Dois_ (1992), _O Mercador de Veneza_ (1996), _Anônima_ (1997), _Pedro e o Lobo_ (1998), _Arte_ (1998), _O Círculo das Luzes_ (2002), _A Aurora da Minha Vida_ (2004), _Um Homem Célebre_ (2008) e _A Eva Futura_ (2010).

Um de seus grandes **desafios** na carreira veio em _Sermão da Quarta-Feira de Cinzas_ (1994), baseada na obra do padre Antônio Vieira, notório **religioso** do século 17. Rangel entrava em cena **mal-humorado**, num palco que simulava o último dia de **Carnaval**, inclusive com confetes arremessados pelo público, e passava a maior parte do tempo em cena sozinho, com algumas interações com a atriz Kelzy Ecard.

Em **entrevista** ao _Estadão_ em 1995, contava: _”sou fã desse lado polêmico e rebelde de Vieira. Ele dizia coisas lindas, que tocavam as pessoas. Falo diretamente com a plateia, tenho de fazê-la raciocinar comigo e isso é difícil. Este é um papel que me realiza completamente”._

![(Foto: Cortesia/Gisela Schlogel)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedro_paulo_rangel_em_cena_de_ao_ator_e_o_lobo_c64a79a501.jpg)

Anos depois, em 1997, o **diretor da peça**, Moacir Chaves, contava ao Estadão: _”decidi que montaria o Sermão da Quarta-Feira de Cinzas desde que o ator Pedro Paulo Rangel aceitasse atuar. Isso porque sabia que só um ator extraordinário seria capaz de dizer o texto como eu o ouvia. Pepê topou imediatamente após o ler”._

Outra peça marcante foi _Soppa de Letra_ (2005) – com “P” duplo, em alusão a seu nome -, que lhe veio à cabeça quando ouviu uma **tradução simultânea** de música em inglês na rádio. _”Imediatamente, tive a ideia de utilizar letras de canções para contar uma história”_, relatava ao _Estadão_. Durante cerca de cinco anos, foi atrás de **patrocínios** e, em parceria com Naum Alves de Souza, escolheu as letras finais que se encaixavam na peça, indo de **clássicos** de _Adoniran Barbosa e Cartola_ até canções de artistas mais **recentes**, como **Titãs ou MV Bill**.

Entre seus trabalhos mais **recentes**, destaca-se _O Ator e o Lobo_ (2019), com direção de Fernando Philbert e baseada nos textos de António Lobo Antunes, trouxe o ator em **espetáculo solo**, com projeções de **fotografias** sobre uma cortina ao fundo do palco, evocando um encontro com um velho amigo no hospital, a espera de uma mulher na chuva e um menino que foge de casa para não comer abóbora. Esta última situação assumidamente inspirada na vida de Pedro Paulo Rangel.

>”Meu pai só me bateu uma vez, quando fugi de casa aos sete anos. A empregada me obrigou a comer abóbora e achei que aquilo era o limite. Nada mais importaria depois daquilo. Coloquei na minha lancheira uma faca, uma laranja, uma banana e uma cueca, e fui embora”.”Meu pai só me bateu uma vez, quando fugi de casa aos sete anos. A empregada me obrigou a comer abóbora e achei que aquilo era o limite. Nada mais importaria depois daquilo. Coloquei na minha lancheira uma faca, uma laranja, uma banana e uma cueca, e fui embora”.

>”Passei pela Rua das Marrecas e perguntei se podia ficar no hotel. O homem disse: ‘é claro que não’. Tentei entrar no cinema Plaza para ver um filme da Lucille Ball, mas também não deixaram Fui até o aeroporto decidido a entrar em um avião, até que um piloto me perguntou onde estava indo: ‘eu quero pegar um avião para ir para Maracangalha’. Ele me levou para casa e meu pai me bateu”, lembrava o ator.

Em 2022, o ator precisou interromper a temporada de O Ator e o Lobo por conta de uma **internação** em 30 de outubro.

**Problemas na saúde**

Em **O Samba e o Fado**, Pedro Paulo relatava que teve problemas com **álcool** e **cigarro** ao longo de boa parte da vida. Chegou, inclusive, a usar **substâncias** mais pesadas, que não especificou: _”consegui sair das drogas de um dia para o outro. O medo da morte falou mais alto. Eu sabia que estava me destruindo. A droga só durou um ano em minha vida”._

O primeiro trago em um **cigarro** lhe marcou a memória. Foi da marca Capri, no _Bar Berengo_, que ficava na rua _Haddock Lobo_. Rangel tinha 16 anos de idade. Em 1998, sentiu que os mais de 60 cigarros que fumava diariamente estavam destruindo sua **voz** e seu **fôlego**, não só em cena, mas no dia a dia, e arremessou seus maços e o isqueiro pela janela de um taxi. No ano seguinte, parou com o álcool. _”Comecei a beber socialmente, mas progressivamente a minha adicção tornou-me totalmente antissocial”_, refletia.

![4275284_033b8337e8c9d8c.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4275284_033b8337e8c9d8c_eb983118af.jpg)

Já com cerca de 50 anos de idade, parou com os **vícios** tarde demais. o início dos anos 2000, descobriu que tinha desenvolvido a _DPOC_ (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). _”Esse corre-corre todo de grava programa, filma, faz teatro, agravou, e muito, aspectos da minha doença. Não é culpa de ninguém, a não ser minha, exclusiva. Fui um fumante heavy durante mais de 30 anos. Cheguei a fumar três maços de cigarro por dia. Quando bebia, fumava mais”_.

Em maio de 2022, Pedro Paulo Rangel falou sobre sua **condição** de **saúde** ao jornal O Globo: _”tenho uma doença crônica, DPOC causada pelo cigarro. Isso absolutamente não me impede de trabalhar. Eu tomo remédios, tenho uma rotina. Faço fisioterapia Eu só não posso andar muitos metros, não consigo, me dá falta de ar. Mas no palco eu ando perfeitamente”._

![(Foto: Cortesia/Márcio de Souza/TV Globo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4275284_033b8337e8c9d8c_eb983118af.jpg)

O ator também revelava que não tinha mais **interesse** em fazer uma **novela**:_ “não quero fazer. É muito longa. Já que não tenho mais contrato fixo, prefiro projetos menores. Novela é desgastante. Agora posso, graças a Deus, escolher o que fazer. Quero participações, séries. É melhor do que ficar nove meses ou até mais num mesmo trabalho. Quero ter menos tempo trabalhando e mais tempo para mim”_.