O jornalista e empresário Leonel da Mata morreu, nesta terça-feira (21), em Brasília, após uma pneumonia. Ele tinha 71 anos.
O comunicador passou por redações da Globo e do SBT, mas reinventou a carreira ao idealizar o restaurante Peixe na Rede, hoje uma das das principais franquias do Distrito Federal.
A criação da rede gastronômica ocorreu quando Leonel da Mata decidiu instalar um lago numa pequena propriedade rural da família, no Entorno do Distrito Federal.
Após observar a facilidade na procriação de peixes, a princípio tambaquis, o comunicador percebeu que poderia transformar o instinto inicial em negócio.
Foi então que o jornalista passou a criar tilápias, mas avançou na possibilidade de negócios ao mirar na venda do peixe em filés, previamente preparados.
Logo após, a pedido de clientes, o empresário percebeu que poderia agregar receitas e ressignificou o negócio de congelados, quando decidiu criar a primeira unidade da famosa franquia brasiliense, localizada na 309 Norte, até a expansão atual da empresa.
A cerimônia de despedida de Leonel da Mata está prevista para ocorrer na próxima quinta-feira (23). Ele deixa e esposa, a administradora da empresa, três filhos e uma neta.