Na manhã deste domingo (26), a cidade de Brasília perdeu um de seus mais talentosos contadores visuais com o falecimento do renomado fotógrafo Nicolau Elmoor, conhecido carinhosamente como Nick Elmoor. Aos 60 anos, o artista deixa um legado significativo, tendo registrado por décadas a efervescência cultural da capital federal. O profissional estava internado desde dezembro de 2022 por complicações causadas por uma pneumonia.
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Brasília desde os anos 1970, Nicolau não apenas testemunhou a evolução da cidade, mas também a capturou através de sua lente. Sua habilidade em equalizar diversos campos da fotografia – do jornalismo à moda, turismo, esporte, arquitetura, publicidade, cultura e literatura – o tornou uma figura marcante na cena fotográfica de Brasília.
Nick Elmoor era o fotógrafo oficial da Cia de Comédia ‘Os Melhores do Mundo’ desde a fundação do grupo. Sua contribuição para a cena teatral não se limitou apenas aos cliques nos bastidores, mas também incluiu o compartilhamento de conhecimento como professor de fotografia na Universidade de Brasília (UnB).
Um dos últimos projetos de Nicolau, foi o livro ‘Pós-New Brasília’, em parceria com o fotógrafo Ricardo Junqueira, onde imortalizaram por meio de imagens de bastidores os shows de rock da cena independente local nas décadas de 1980 e 1990.
Nicolau Elmoor deixa a esposa, Cláudia, seu filho Arthur, e todos aqueles cujas vidas foram tocadas pela sua arte única. Que sua contribuição marcante para a narrativa visual de Brasília seja eternamente lembrada e apreciada.