Morre Gal Costa, voz da MPB, aos 77 anos

O Brasil perde uma de suas maiores vozes da **Música Popular Brasileira (MPB): Gal Costa**, aos 77 anos. A artista morreu durante a manhã desta quarta-feira, 9, e informação do óbito foi confirmada por sua assessoria de imprensa. A causa da morte ainda não foi revelada.

O velório da cantora Gal Costa será aberto ao público e acontecerá na **Assembleia Legislativa de São Paulo**, nesta sexta-feira, 11, das 9h às 15h. O enterro, no entanto, estará fechado para amigos próximos e familiares.

A cantora se recuperava de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita, que fez com que cancelasse seu show no **festival Primavera Sound**, que ocorreu no último fim de semana, em São Paulo.

![Caetano Veloso e Gal Costa (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Caetano_Veloso_e_Gal_Costa_Foto_Reproducao_03510563c7.jpg)

**Gal Costa** chegou a ser a musa inspiradora para a composição de **Caetano Veloso** na música **Da Maior Importância**, lançada no disco Índia, da Gal, em 1973.

Ouça a música **De Maior Importância**, Gal Costa:

**Conheça outros sucessos de Gal**

– **Baby**

– **Um Dia de Domingo**

– **Meu Nome é Gal**

– **Chuva de Prata**

– **Vapor Barato**

– **Divino, Maravilhoso**

**Sobre Gal Costa**

**Maria da Graça Costa Penna Burgos** nasceu em Salvador, na Bahia. Foi uma das artistas responsáveis por revolucionar principalmente os costumes da década de 60, bem como o **MPB**.

Integrou o grupo **Doces Bárbaros** ao lado de **Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil**. Também participou de diversos espetáculos que repercutiram na história brasileira, bem como do movimento **tropicália**, graças ao álbum **Tropicália ou Panis et Circensis**.

É uma das maiores vozes da música brasileira, tendo sido eleita pela revista Rolling Stone Brasil em 2012 como a sétima maior cantora do País.

**Gal Costa** era abertamente **bissexual** em uma época em que pouco se falava dos direitos da comunidade **LGBTQIAP+**, e coleciona amores que vão de Caetano Veloso, com quem tinha uma evidente tensão sexual desde a juventude, até **Lúcia Veríssimo**, **Marco Pereira**, **Marina Lima**, e muitas outras personalidades brasileiras.

Apesar da vida romântica agitada, Gal sempre quis engravidar e compor uma família – dessas assim, bem de comercial de margarina. Porém, por ter uma obstrução nas trompas, não conseguiria engravidar e, por isso, optou pela adoção em 2007, com a chegada de seu filho **Gabriel**, atualmente com 17 anos.

Relacionados.

Filme bíblico com Anthony Hopkins ganha trailer

Viagens internacionais impulsionam networking empresarial

Fuad Noman vira no segundo turno e é reeleito prefeito de Belo Horizonte