GPS Brasília comscore

Morre em Brasília, aos 85 anos, Carlos Mathias, ex-ministro do STJ

Jurista deixa esposa, duas filhas e um neto; ainda não há informações sobre o velório
Carlos Mathias
Carlos Mathias | Reprodução

Compartilhe:

Ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Fernando Mathias faleceu, nesta quarta-feira (8), aos 85 anos, em sua residência, localizada em Brasília. A notícia foi veiculada pelo Correio Braziliense e confirmada pela reportagem por amigos próximos do ex-ministro. Eles citaram a falência múltipla dos órgãos como causa do óbito.

Natural do Rio de Janeiro, Mathias será lembrado por sua carreira jurídica de sucesso, a qual inclui passagens pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) .

Com duas graduações, uma em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e outra em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, o ex-ministro também se dedicou ao ensino, ministrando conhecimentos na Universidade de Brasília (UnB) e no Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Mathias foi especializado em Direito Autoral pela Universidade Federal de Goiás, em 1979. Concluiu também os cursos de especialização de Direito Diplomático e Consular, Sociologia Criminal, Psicopatologia Forense, Prova Penal, Direito Judiciário Civil, Aspectos do Direito Falimentar, Direito Público, Resistência à Opressão e Segurança do Estado e de Direito Penal.

“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-ministro Carlos Fernando Mathias, um grande jurista e amigo , que deixou um legado importante no meio jurídico e acadêmico”, lamentou um ex-colega de magistratura do ministro aposentado.

Até o momento, não há informações sobre o velório do ex-ministro.

Carlos Mathias deixa a esposa, duas filhas e um neto.