O cinema perde uma de suas figuras mais marcantes da ação e da comédia com a morte do cineasta canadense Ted Kotcheff, aos 94 anos. Responsável por dirigir o filme Rambo (1982), primeiro filme da franquia estrelada por Sylvester Stallone, Kotcheff marcou gerações com seu olhar afiado para cenas intensas e narrativas envolventes.
A informação foi confirmada por seu filho, Thomas Kotscheff, ao site TMZ, acrescentando que o diretor faleceu pacificamente em um hospital no México, cercado pela família. A causa da morte não foi divulgada.
Ao longo de uma carreira que atravessou seis décadas, Kotcheff construiu uma filmografia diversa e de grande apelo popular. Entre alguns sucessos, o cineasta tem no currículo a comédia Um Morto Muito Louco (1989), que se tornou um clássico cult com o passar dos anos.
Nascido em Toronto, no Canadá, Kotcheff iniciou a carreira na televisão britânica antes de migrar para o cinema. Em 1974, recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim pelo drama O Grande Vigarista. Três anos depois, dirigiu Adivinhe Quem Vem para Roubar (1977), mais uma comédia que ajudou a consolidar seu estilo versátil.
Mesmo com o sucesso no cinema, Kotcheff encontrou uma segunda casa na televisão nos anos 1990. Ele foi produtor-executivo da aclamada série policial Law & Order: SVU, contribuindo para o sucesso da franquia criada por Dick Wolf e que se mantém entre os dramas mais longevos da televisão americana.