GPS Brasília comscore

Morre, aos 89 anos, Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura

Escritor peruano recebeu diversos prêmios e já foi candidato a presidente

Vencedor do Nobel da Literatura em 2010, o escritor Mario Vargas Llosa, morreu em Lima, no Peru, aos 89 anos. O filho Álvaro Llosa publicou a informação nas redes sociais

“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”, escreveu no X.

A causa da morte não foi divulgada.

Quem foi Mario Vargas Llosa?

Mario Vargas Llosa era escritor, ensaísta, jornalista e político peruano, nascido em Arequipa, em 28 de março de 1936. Considerado um dos maiores autores da literatura latino-americana contemporânea e um dos principais representantes do chamado Boom Latino-Americano, movimento literário que ganhou projeção internacional nas décadas de 1960 e 1970. Sua obra é marcada por uma profunda análise das estruturas de poder, conflitos sociais e dilemas humanos, frequentemente ambientada em contextos históricos e políticos complexos.

Vargas Llosa alcançou reconhecimento com seu romance de estreia, A Cidade e os Cachorros (1963), que denunciava a brutalidade em uma escola militar peruana. A partir daí, consolidou sua carreira com obras como Conversa na Catedral (1969), Pantaleão e as Visitadoras (1973), A Guerra do Fim do Mundo (1981) — baseado na Guerra de Canudos, no Brasil —, e Travessuras da Menina Má (2006), um romance de amor e desilusão que atravessa várias cidades e décadas.

Em 2010, Vargas Llosa recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, sendo reconhecido por sua “cartografia das estruturas do poder e suas afiadas imagens de resistência, revolta e derrota do indivíduo”. Também foi agraciado com prêmios como o Príncipe das Astúrias, o Prêmio Cervantes e recebeu o título de Marquês de Vargas Llosa do rei da Espanha.

Além da carreira literária, teve participação ativa na política. Inicialmente simpatizante de ideias de esquerda, ao longo do tempo se tornou um defensor do liberalismo clássico. Em 1990, foi candidato à presidência do Peru, mas acabou derrotado por Alberto Fujimori. Desde 1993, possui também nacionalidade espanhola. Sua trajetória combina engajamento intelectual e literário com forte presença no debate público e político da América Latina e da Europa.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O público do primeiro restaurante chinês da cidade era basicamente …

Restaurantes apostam cada vez mais em rótulos próprios

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI