GPS Brasília comscore

Morre, aos 88 anos, o papa Francisco, principal líder do catolicismo do mundo

Pontífice enfrentava problemas respiratórios e estava internado desde fevereiro

O Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, faleceu nesta madrugada, aos 88 anos. De acordo com informações do Vaticano, o Santo Padre não resistiu às complicações da condição atual de saúde . A notícia foi confirmada pela Santa Sé, sede mundial da Igreja Católica e pelo cardeal Kevin Farrell.

O Papa Francisco emocionou fiéis na manhã de ontem, domingo de Páscoa (20) ao surgir na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para abençoar as milhares de pessoas que lotaram a praça central da Cidade do Vaticano. Em meio à recuperação de uma pneumonia dupla que lhe custou a vida, o pontífice, de 88 anos, apareceu visivelmente fragilizado, mas foi recebido com calorosos aplausos e gritos de “Viva il Papa!”.

Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, declarou o papa, com a voz um pouco mais forte, ainda que marcada pelo esforço evidente para falar.

Como é tradição, o funeral do papa começa na Basílica de São Pedro. O corpo de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano da história, ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.

Recentemente, segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano, Francisco enfrentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncospasmo.

A equipe médica realizou duas broncoscopias para aspiração de secreções e retomou a ventilação mecânica não invasiva durante o episódio.

O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo”, informou o comunicado oficial do Vaticano. No entanto, o prognóstico do pontífice era considerado reservado devido à complexidade de seu estado de saúde.

Internado desde 14 de fevereiro em um hospital de Roma, Francisco tratava um quadro de bronquite. No último boletim divulgado antes de sua morte, os médicos indicavam estabilidade, mas ressaltavam a gravidade da condição geral do Papa.

Trajetória

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Ele ingressou na Companhia de Jesus em 1958 e foi ordenado sacerdote em 1969. Nomeado arcebispo de Buenos Aires em 1998, tornou-se cardeal em 2001, por indicação do Papa João Paulo II. Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Francisco.

Primeiro pontífice jesuíta e também o primeiro do Hemisfério Sul, Francisco marcou sua liderança pelo compromisso com a inclusão social, o diálogo inter-religioso e o combate às mudanças climáticas. Durante seu papado, atuou em questões como a reforma da Cúria Romana, a proteção de minorias e a defesa de políticas ambientais, destacando-se pela encíclica Laudato si’.

No cenário diplomático, foi peça-chave na reaproximação entre Cuba e Estados Unidos e se posicionou de maneira incisiva contra abusos dentro da Igreja, promovendo políticas de maior transparência e responsabilização.

O pontífice também quebrou tabus internos da igreja ao tentar atrair homossexuais de volta para o catolicismo, mesmo contrariando a ala mais conservadora da tradicional entidade religiosa.

Ao longo de sua trajetória, Francisco manteve um estilo de vida simples, optando por residir na Casa Santa Marta, em vez dos aposentos tradicionais do Palácio Apostólico. Sua postura humilde e seu discurso voltado à misericórdia e à fraternidade o tornaram uma das figuras religiosas mais influentes do século XXI.

O Vaticano ainda não divulgou detalhes sobre o funeral e os próximos passos para a sucessão no comando da Igreja Católica.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …