GPS Brasília comscore

Morre aos 88 anos João Donato, pioneiro da Bossa Nova

O ano de 2023 não está nada fácil, o Brasil perde mais um ícone da Bossa Nova: João Donato. A morte foi confirmada pela família nesta segunda-feira, 17. Aos 88 anos, o instrumentista morreu em decorrência de diversos problemas de saúde, recentemente acometido por uma pneumonia que fez com que fosse intubado na semana retrasada.

 

Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em um show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde.

 

Em 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa

 

Confira mensagem da família:

 

 

Frequentador do que chamam de “escola da Bossa Nova”, o Sinatra-Farney Fã Clube, Donato era íntimo dos mais clássicos, Nara Leão, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e a saudosa Garota de Ipanema, Astrud Gilberto. 

 

Donato era pianista, arranjador, cantor e compositor e foi um dos principais nomes da Bossa Nova, parceiro também de João Gilberto. Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

 

Confira playlist do artista:

 

 

João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, Acre. Fez a primeira gravação em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon, no disco de estreia de Altamiro Carrilho.

 

*Com auxílio de material do Estadão Conteúdo

Veja também

A verdadeira beleza da pele vai muito além dos cuidados …

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI