GPS Brasília comscore

Morre aos 74 anos o jornalista Marcelo Beraba, referência do jornalismo investigativo no Brasil

Marcelo deixa sua esposa, Elvira Lobato e uma filha

Morreu nesta segunda-feira (29), aos 74 anos, o jornalista Marcelo Beraba, um dos principais nomes do jornalismo investigativo brasileiro. Com quase cinco décadas de atuação na imprensa, Beraba foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), criada em 2002.

Formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, iniciou a carreira no jornal O Globo, em 1971, ainda como estudante. Foi repórter de destaque na editoria de Polícia, participando da renovação da cobertura do setor durante o período final da ditadura militar. Em 1981, publicou com exclusividade imagens da cirurgia do coronel Wilson Machado, ferido no atentado frustrado do Riocentro. A reportagem, em destaque na primeira página do Globo, ajudou a comprovar a participação de militares no plano terrorista e se tornou um marco da cobertura jornalística no processo de abertura política.

Com passagens por Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Estadão e TV Globo, Beraba ocupou cargos de chefia em várias redações. Foi diretor de sucursal, secretário de redação, editor-executivo e ombudsman. Também atuou como repórter especial e conduziu coberturas importantes, como o vazamento na usina nuclear de Angra dos Reis, em 1986.

A fundação da Abraji, em 2002, veio após o assassinato do jornalista Tim Lopes. Comovido com o crime, Beraba mobilizou colegas de diversas redações para criar uma entidade voltada à capacitação profissional e à proteção dos jornalistas que atuam em coberturas de risco. Ele presidiu a associação até 2007 e, nesse período, foi reconhecido com o prêmio de Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalists), nos Estados Unidos.

Ao longo da carreira, foi reconhecido pelo rigor na apuração, pela defesa da clareza na linguagem e pelo compromisso com o interesse público. Entre colegas, era visto como um profissional exigente, inquieto e comprometido com a essência do jornalismo.

Beraba era casado com a também jornalista Elvira Lobato e deixa uma filha, Cecília.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.