O empresário Abilio Diniz, fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar, morreu, neste domingo (18), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com um quadro de pneumonia. Aos 87 anos, Diniz foi admitido no hospital, conforme comunicado divulgado em suas redes sociais. As informações são da Folha de S.Paulo.
Diniz começou a perceber os sintomas durante uma viagem que fez a Aspen, nos Estados Uniddos, e retornou ao Brasil em um avião adaptado para cuidados intensivos.
Conhecido por seu estilo de vida saudável, o empresário frequentemente compartilhava suas atividades e interesses nas redes sociais. Sua última publicação, datada de 17 de janeiro, abordava sua paixão por esportes de neve, revelando que estava impossibilitado de praticar esqui devido a uma recuperação de duas cirurgias no joelho, durante uma viagem pelos Estados Unidos com a família.
Além de sua afinidade com os esportes, particularmente o atletismo, Abilio Diniz é reconhecido por sua notável trajetória no varejo, notadamente por transformar o Grupo Pão de Açúcar, iniciado por seu pai, Valentim Diniz, em uma das principais empresas do setor no país.
Iniciando sua incursão nos negócios em 1958, a convite de seu pai, Abilio fundou o primeiro supermercado Pão de Açúcar, que se tornou um empreendimento de sucesso. Em 1968, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) já contava com 40 franquias, solidificando a presença da marca no mercado.
Durante altos e baixos, o empresário permaneceu resiliente e, com o poder da decisão, manteve o sucesso do grupo até que um grupo internacional manifestou interesse em investir na marca.