GPS Brasília comscore

Moro vira réu no STF por suposta calúnia contra ministro Gilmar Mendes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (União-PR), tornando-o réu por suposta calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.

A ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, disse haver “indícios” suficientes para receber a denúncia.

“Há presença de autoria e materialidade. Provas serão colhidas no decorrer da instrução”.

Durante o julgamento, a defesa de Moro alegou que a declaração foi feita em um “ambiente jocoso” e que não havia intenção de ofender o ministro Gilmar Mendes. No entanto, a ministra Cármen rebateu, afirmando que “o contexto não permite ofensa contra a honra”.

As acusações contra Moro surgiram após a divulgação de um vídeo no qual ele fala em “comprar habeas corpus” do ministro Gilmar Mendes, o que gerou polêmica e levou à abertura do processo.

A PGR considera que as declarações de Moro tinham o objetivo de descredibilizar a atuação de Gilmar Mendes como magistrado e pediu a condenação do senador, o que pode resultar na perda do mandato caso a pena seja superior a quatro anos de prisão.

A defesa de Moro alega que o vídeo foi editado de forma maldosa e pede a rejeição da denúncia. A ação penal seguirá seu curso com a produção de provas para esclarecer os fatos e determinar a responsabilidade do senador na questão.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Açúcar é ruim porque causa disbiose no intestino, favorecendo a …

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI