GPS Brasília comscore

Moraes permite que Torres fique em silêncio durante depoimento à CPMI

Em uma decisão divulgada na noite desta segunda-feira (7/8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Anderson Torres se mantenha em silêncio durante o depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Antidemocráticos. 

 

A oitiva do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal está agendada para esta terça-feira (8/8) e faz parte da investigação sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, quando golpistas invadiram os prédios do Congresso, do Planalto e do STF.

 

De acordo com a decisão, Anderson Torres será ouvido na qualidade de testemunha e será permitido que ele exerça o “dever legal de manifestar-se sobre os fatos e acontecimentos relacionados ao objeto da investigação“. 

 

No entanto, ele também terá o direito ao silêncio e à garantia de não autoincriminação, o que lhe possibilita se recusar a responder perguntas que possam prejudicá-lo ou incriminá-lo.

 

Além disso, Torres terá a prerrogativa de contar com a assistência de advogados durante seu depoimento, com a observância dos procedimentos regimentais e sob a condução do presidente da CPMI.

 

Embora a defesa de Anderson Torres tenha afirmado anteriormente sua intenção de esclarecer os eventos do dia 8 de janeiro, é provável que ele não responda a todas as perguntas durante a oitiva.

 

Anderson Torres teve sua prisão decretada em 14 de janeiro sob suspeita de omissão nos ataques ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. Após quatro meses de prisão, ele foi liberado em 11 de maio pelo ministro Alexandre de Moraes, com a imposição de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

 

A decisão de Moraes mantém também a proibição de contato pessoal e individual de Torres com os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), devido à conexão dos fatos em apuração com as investigações nas quais ambos estão envolvidos.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.