GPS Brasília comscore

Moraes manda investigar Marcos do Val por falso testemunho

Senador mudou versão de denúncia e afirmou não ter sido orientado a formalizar relato sobre suposto golpe antidemocrático
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.

Compartilhe:

O ministro **Alexandre de Moraes**, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de uma investigação contra o **senador Marcos do Val** (Podemos-ES). Ele é acusado de suspeita de falso testemunho e denunciação caluniosa.

O congressista sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado **Daniel Silveira** (PTB-RJ) teriam começado a costurar um golpe para evitar o resultado das eleições de outubro do ano passado.

Logo após, em depoimento para a Polícia Federal, Marcos do Val mudou o discurso e excluiu a participação de Bolsonaro no ato.

O senador também disse ter encontrado o ministro Alexandre de Moraes em duas oportunidades para conversar sobre o caso, mas que o magistrado não orientou sobre a formalização da denúncia.

Na mesma decisão, o ministro determinou que a revista Veja, a CNN e a Globo News enviem a íntegra das entrevistas com o senador, sob pena de R$ 100 mil em multa para cada veículo de imprensa.

![FoEhYzQXwAI9CRY.jfif](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Fo_Eh_Yz_Q_Xw_AI_9_CRY_10865d1cf7.jfif)

Últimas

Política