GPS Brasília comscore

Moraes manda advogado de ex-assessor de Bolsonaro “ficar quieto” em audiência no STF

Clima tenso marcou início dos depoimentos sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, “ficasse quieto” durante o início dos depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação nas ações penais sobre suposta tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

“Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”, disse o ministro. 

Moraes, relator do inquérito que apura a suposta trama golpista, repreendeu o defensor do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após ele argumentar ter recebido o que considera um volume expressivo de documentos da Polícia Federal dias antes do início das oitavas. Por isso, Chiquini defendia o adiamento da audiência desta segunda.

O ministro do STF, porém, rejeitou o pedido ao afirmar que os documentos não fazem parte da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Depoimentos 

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou, nesta segunda-feira (14), a colher depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação nas Ações Penais (APs) 2693, 2696 e 2694, referente aos Núcleos 2, 3 e 4, da suposta tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 8 de janeiro de 2023. As audiências vão até 23 de julho, e serão feitas por videoconferência.

Os depoimentos tiveram início às 9h, com as testemunhas de acusação, apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A partir das 14h será a vez de o tenente-coronel Mauro Cid falar, na condição de informante, por ter fechado um acordo de delação premiada. Seu depoimento será comum às três ações e será exibida na Primeira Turma do STF.

As audiências das testemunhas de defesa do Núcleo 2 ocorrem entre 15 e 21 de julho e poderão ser acompanhadas na sala de sessões da Primeira Turma do STF. As oitivas das testemunhas de defesa do Núcleo 3 serão realizadas entre 21 e 23 e serão na sala de sessões da Segunda Turma. As testemunhas do Núcleo 4 serão ouvidas nos dias 15 e 16 de julho, na sala de sessões da Segunda Turma. As testemunhas de defesa foram indicadas pelos advogados dos réus. A oitiva marca o começo da instrução processual, momento de produção das provas para acusação e defesa.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.