GPS Brasília comscore

Moraes encaminha para PF investigação sobre doações de Pix a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, na segunda-feira (6), encaminhar à Polícia Federal o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os R$ 17,2 milhões recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) através do sistema de transferências instantâneas, o Pix. A investigação visa esclarecer se os envolvidos no inquérito das milícias digitais fizeram doações para o ex-chefe do Executivo.

Bolsonaro, que é um dos investigados no caso das milícias digitais, agora enfrenta uma análise mais profunda sobre as doações financeiras feitas a ele. O pedido da PGR foi embasado em elementos que justificariam a investigação das doações ao ex-presidente.

Alexandre de Moraes acatou o pedido e determinou que a Polícia Federal tome as medidas necessárias.

 “A análise dos indícios e provas produzidas em razão das diligências investigativas realizadas pela Polícia Federal [no âmbito do inquérito das milícias] aponta a existência de uma verdadeira organização criminosa (…) com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”, disse.

Segundo informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Bolsonaro recebeu um montante de R$ 17,1 milhões por meio do Pix entre 1º de janeiro e 4 de julho deste ano, envolvendo 769 mil transações. O dinheiro teria sido enviado para auxiliar o ex-presidente a pagar multas judiciais e, posteriormente, foi investido em fundos de renda fixa.

Em resposta, Bolsonaro apresentou extratos bancários ao STF em 24 de agosto, e seus advogados enfatizaram que a apresentação foi voluntária, solicitando sigilo nos autos.

O pedido de investigação teve origem nos pedidos dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO) e da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que, embora tenham iniciado o processo, foram encaminhados pela PGR à Polícia Federal.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.