O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas bancárias, cartões de crédito e chaves Pix do senador Marcos do Val, nesta sexta-feira (25). A medida se deu após o parlamentar viajar para os Estados Unidos, nesta quinta-feira (24), utilizando passaporte diplomático e passando por cima de uma decisão judicial de Moraes.
Mesmo diante da decisão, o senador defendeu que está nos EUA de forma legal. “Meu passaporte diplomático, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, está válido até julho de 2027 e sem restrição. Além disso, meu visto oficial de entrada nos Estados Unidos foi recentemente renovado, com validade até 2035”, justificou em nota.
A decisão de suspensão do passaporte pela Corte ocorreu após suspeitas de que o parlamentar integrava um grupo que teria como objetivo intimidar policiais federais. Do Val vem sendo investigado desde agosto do ano passado, quando a Polícia Federal foi apreender os documentos do senador, mas não teve sucesso na busca.