GPS Brasília comscore

Moraes bloqueia Pix de Eduardo e dá 24h para Bolsonaro se explicar

Prisão de Bolsonaro pode ser decretada, caso a violação for confirmada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de todos os bens móveis e imóveis do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do congelamento de suas contas bancárias e chave Pix. A decisão, proferida no sábado (19), é sigilosa e foi tomada no âmbito do inquérito que apura a atuação do parlamentar nos Estados Unidos.

A partir da decisão, Eduardo Bolsonaro está impedido de realizar qualquer movimentação financeira, inclusive o recebimento do salário como deputado federal. A medida, classificada como “asfixia financeira”, tem como objetivo interromper a continuidade de práticas consideradas ilícitas por meio do bloqueio de recursos.

Em outra decisão, Moraes afirmou que Eduardo intensificou sua conduta ilícita após a operação da Polícia Federal (PF), realizada na sexta-feira (18), que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a investigação, Jair Bolsonaro admitiu ter enviado R$ 2 milhões para custear a permanência do filho nos Estados Unidos. Os investigadores apuram a atuação conjunta de Jair e Eduardo com o objetivo de influenciar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Supremo e instituições brasileiras.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), as ações têm como finalidade obstruir o andamento da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado, na qual Jair Bolsonaro figura como principal réu. A atuação internacional resultou em retaliações econômicas e diplomáticas, como a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, e sanções a ministros do STF, como a suspensão de vistos.

Além das medidas contra Eduardo, Moraes determinou nesta segunda-feira (21) que a defesa de Jair Bolsonaro se manifeste, em até 24 horas, sobre possível descumprimento de medida cautelar que proíbe o ex-presidente de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente. O despacho foi executado após Bolsonaro falar brevemente com a imprensa nesta manhã, o que pode configurar violação às restrições.

O ministro advertiu que, caso a defesa não apresente os esclarecimentos no prazo estipulado ou se for confirmada a violação, poderá decretar a prisão do ex-presidente com base no artigo 312, §1º, do Código de Processo Penal. A PGR foi notificada da decisão.

Confira as medidas impostas a Bolsonaro:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;

  • Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e integral aos fins de semana e feriados;

  • Proibição de acesso e aproximação de embaixadas e consulados de países estrangeiros;

  • Proibição de contato com embaixadores e autoridades estrangeiras;

  • Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por terceiros;
  • Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e outros investigados ligados aos quatro núcleos da suposta trama golpista.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.