GPS Brasília comscore

Moraes arquiva pedido de apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Ministro acolheu parecer da PGR e encerrou investigação no dia que o deputado federal anunciou mudança para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento da notícia-crime apresentada pelos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG) contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O pedido solicitava a apreensão do passaporte do parlamentar, sob a alegação de que ele teria cometido crime contra a soberania nacional e tentado atrapalhar investigações sobre uma suposta trama golpista.

A decisão de Moraes segue o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se manifestou contra a imposição da medida. Segundo o chefe da PGR, não há elementos suficientes para caracterizar qualquer crime relacionado às relações mantidas entre Eduardo Bolsonaro e autoridades estrangeiras.

“As apontadas relações mantidas entre o parlamentar requerido e autoridades estrangeiras são insuficientes para configurar a prática das condutas penais”, afirmou Gonet. Ele ressaltou que um crime contra a soberania do Brasil só ocorreria caso houvesse “negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra contra o País ou invadi-lo”.

Mudança para os EUA

A decisão de Moraes foi publicada horas após Eduardo Bolsonaro anunciar que vai se licenciar do mandato parlamentar e se mudar para os Estados Unidos. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que a possibilidade de apreensão de seu passaporte foi um dos motivos que o levaram a tomar a decisão.

Ao negar a adoção de medidas cautelares e arquivar a investigação, Moraes reforçou que a ação penal pública só pode ser iniciada pelo Ministério Público, conforme determina a Constituição.

“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e INDEFIRO OS PEDIDOS DE IMPOSIÇÃO DE MEDIDAS CAUTELARES e DEFIRO O ARQUIVAMENTO DESTA INVESTIGAÇÃO”, concluiu Moraes na decisão.

O pedido de apreensão do passaporte partiu de parlamentares do PT, que acusaram Eduardo Bolsonaro de articular medidas para impedir a entrada de Alexandre de Moraes nos Estados Unidos. Para os petistas, o ato poderia configurar uma tentativa de obstrução de investigações no Brasil. No entanto, a PGR considerou que não há elementos que sustentem essa acusação.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.