GPS Brasília comscore

Moradores do Plano Piloto cobram ações contra aumento da violência

Audiência pública na CLDF discutiu segurança e políticas para enfrentar crimes na região
Moradores do Plano Piloto cobram ações efetivas contra aumento da violência
Moradores do Plano Piloto cobram ações efetivas contra aumento da violência | Foto: Enaile Nunes/CLDF

Compartilhe:

A Câmara Legislativa (CLDF) ouviu, durante audiência pública realizada na segunda-feira (9), a população do Plano Piloto, a qual cobrou políticas públicas eficazes para conter o crescimento da criminalidade e da população em situação de vulnerabilidade na região.

A iniciativa partiu da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que ressaltou a urgência de medidas concretas para combater o aumento de furtos, roubos e outros delitos no centro da capital. Durante a reunião, Paula Belmonte destacou que a audiência tinha o objetivo de buscar soluções práticas e não apenas formalizar discussões.

“Fazer audiência só pra ficar bem na fita não é o nosso propósito aqui. Nosso compromisso é sair daqui com respostas”, afirmou a parlamentar.

O empresário Tiago Ponte, dono de um comércio na Rodoviária do Plano Piloto, compartilhou as dificuldades que enfrenta com a crescente insegurança na região. “Está demais a inversão de valores. Não podemos deixar que o cidadão de bem seja refém dessa situação”, desabafou.

Prefeita comunitária da 215 Sul, Telma Leandra reforçou a necessidade de uma gestão pública mais eficiente e destacou o clima de medo vivido pelos moradores da quadra.

“Os moradores estão acuados e precisam de soluções”, afirmou.

Como representante do governo local, o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, reconheceu a complexidade da situação e afirmou que as soluções passam por mudanças nas leis e por ações que envolvem diferentes áreas, como saúde pública e assistência social. Atualmente, há restrições legais para a retirada de andarilhos e pessoas vulneráveis da rua, caso não seja o desejo delas.

“Ninguém aqui é contra morador de rua”, declarou..

Patury também respondeu à preocupação dos moradores sobre a reincidência de crimes, admitindo que enquanto a legislação não for revisada, a situação continuará problemática.

Paula Belmonte reforçou a necessidade de enfrentar a questão com coragem e destacou o papel da CLDF em promover mudanças locais.

“Não temos o poder de mudar a legislação federal, mas essa Câmara Legislativa tem o poder de fazer algumas mudanças, como, por exemplo, melhorar a situação da Rodoviária e combater as invasões”, concluiu a deputada.