GPS Brasília comscore

Mobilidade elétrica: Brasília recebe o C-MOVE

Evento reúne especialistas em eletromobilidade na capital federal para discutir, entre outros temas, as políticas públicas voltadas para o setor

Compartilhe:

Nos dias 7 e 8 de março, o **C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos** reunirá, em Brasília (DF), as principais autoridades políticas e especialistas em veículos elétricos, infraestrutura e setores relacionados para discutir os **rumos da mobilidade elétrica nacional bem como as políticas públicas** que estão sendo adotadas no Brasil e no mundo.

O evento acontece no espaço **Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá** , e é voltado a profissionais do setor e estudantes. Além do Congresso, a capital federal também sediará a **1ª edição deste ano do DME – Dia da Mobilidade Elétrica**, que acontece na tarde de 8 de março.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/10_DME_28_5_f817e227fc.jpeg)

De acordo com **Ricardo Guggisberg**, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora do C-MOVE, o congresso permitirá a **__interação entre técnicos das mais diversas áreas** e responsáveis pela criação de políticas públicas. “Discutiremos, por exemplo, as oportunidades de trabalho nesse mercado, os impactos na logística, política energética para a geração de energia, infraestrutura de recarga e desafios relacionados à tributação que impactem no avanço da mobilidade elétrica_”, afirma.

O congresso terá representantes de **empresas** como Caio, Enel X, WEG, Eletra, Ita Frotas, Aperam, Effix Engenharia, Toyota e Great Wall, além de **integrantes do poder público e entidades** que conduzem estudos sobre o tema, como a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e FUNDEP – Fundação de Apoio da UFMG.

>“Além disso, no dia 8, Dia Internacional da Mulher, teremos um painel com representantes mulheres na mobilidade elétrica, com a participação de Margarete Gandini, Coordenadora-Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivo, do Ministério da Economia, entre outras executivas do setor privado”, completa Guggisberg.

**Dia da Mobilidade Elétrica**

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/7_DME_28_5_6515634cfd.jpeg)

Ao fim do congresso, a partir das 15h do dia 8, acontece o Dia da Mobilidade Elétrica Brasília 2023, evento que visa **estimular o debate e a difusão dos benefícios da eletrificação, na mobilidade urbana, à população**, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos). “_Haverá uma carreata de veículos elétricos pela Capital Federal e todos os interessados em eletromobilidade podem participar_”, diz Guggisberg.

Em 2023, haverá edições do Congresso em **Brasília (DF)**, nos dias 7 e 8 de março, em **Balneário Camboriú (SC)**, nos dias 13 e 14 de abril, e em **São Paulo (SP)((, simultaneamente ao VE Latino-Americano, nos dias 5 e 6 de outubro. As informações completas, programação e inscrições podem ser obtidas [neste link do Sympla](https://www.sympla.com.br/evento/c-move-brasilia-2023/1766307).