Dois curtas foram selecionados para integrar o jantar da série Miu Miu Women’s Tales, que acontece durante o festival de cinema Giornate degli Autori, em Veneza, na Itália. O evento convidou as duas diretoras mais profundas e originais da atualidade para investigar a vaidade e a feminilidade no século XXI, a espanhola Carla Simón e a norte-americana Janicza Bravo.
Diversos outros representantes da indústria cinematográfica estiveram presentes no jantar, como por exemplo a estrela dos anos 90, o ator norte-americano Brendan James Fraser, que foi ovacionado recentemente pelo longa-metragem The Whale, as diretoras Ángela Molina e Cecilia Gómez, Natasha Lyonne e Kelsey Lu, Rachel Brosnahan e Katherine Waterston, Yasmin Finney e Emma Appleton, Raffey Cassidy e Lili Reinhart, Benjamin Bratt e Sofia Djama, Julia Hobbs e Osman Ahmed, Zooey Deschanel e Jenny Walton, Louis Patridge e Sam Nivola, Brigitte Lacombe e Penny Martin, Gaia Furrer, Céline Sciamma e Andrea Purgatori, Maria Zamora e Max Brun, Lara Calzado e Giovanni Pompili, e Rosalia Varda.
“Com este filme para Miu Miu Women’s Tales, quero dar ao meu filho o que eu não tive: uma história familiar”, compartilha Simón à imprensa. “O cinema tem o poder de reparar o que está faltando”, completa.
Espanhola, a diretora Carla Simón é conhecida principalmente por seu filme Verão 1993, que chegou a concorrer como Melhor Filme Estrangeiro na maior premiação de cinema do mundo, o Oscar. Ela também dirigiu os curtas-metragens Lipstick e Las Pequeñas Cosas, além do documentário Born Positive.
Agora, chega com tudo com Carta Para Minha Mãe Para Meu Filho, exibido no mesmo festival que A Casa Vem Com Um Pássaro, de Janicza Bravo. O longa-metragem pode ser assistido virtualmente também, através da plataforma Mubi.
Sinopse de Carta Para Minha Mãe Para Meu Filho/Carta A Mi Madre Para Mi Hijo (dir. de Carla Simon)
Carla está grávida e nua, assim como nas fotos em que a mãe posa grávida da própria Carla. A luz do sol entra pelas janelas. Vemos fotos de avós, tios, tias, pais, bisavós; sorrindo, costurando, recitando poesia. Depois, vemos uma jovem crescer desde os anos 60 até aos dias de hoje, passando pelos anos 80, atravessando os limiares da feminilidade e da história, até conhecer Carla grávida junto ao céu azul da costa catalã.
Sinopse de A Casa Vem Com Um Pássaro/House Comes with a Bird (dir. de Janicza Bravo)
Penn amarra seus sapatos com detalhes de pérolas e veste óculos escuros cravejados de cristais, ela deixa instruções altivas para Jean sobre a casa. Encontre o lugar certo para as flores. Coma do lado de fora. O que, nos dizem, é uma pergunta, e o que é uma afirmação?
Perdeu tudo? Confira mais alguns cliques do jantar