O **Outubro Rosa** é uma campanha de **conscientização e prevenção ao câncer de mama**, doença que atinge milhares de mulheres pelo Brasil e é a **primeira causa de morte por câncer** na população feminina em todas as regiões do País, exceto na região Norte, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Neste mês, um dos aspectos mais reforçados por médicos especialistas é o **autoexame da mama**, prática conhecida por auxiliar no diagnóstico precoce da doença. A fim de sanar algumas dúvidas a respeito do exame, o GPS Lifetime conversou com a coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia, a médica **Patrícia Werlang Schorn**.
Apesar de muitas mulheres acreditarem que o autoexame é a maneira mais eficaz de prevenir a doença, a médica especialista em câncer de mama ressalta que **o único exame que reduz a mortalidade é a mamografia**.
>“_O autoexame foi desestimulado porque as mulheres estavam **substituindo a mamografia pelo autoexame**_”, revela. “_Quando isso aconteceu, houve um **aumento no número de casos avançados** de câncer e **elevação da mortalidade** pela doença._”
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mamografia_0_6ac1cfee51.png)
No entanto, **o toque não deve ser deixado de lado**, pois é de extrema importância que a mulher conheça sua mama e consiga identificar precocemente alguma alteração para, então, procurar atendimento médico. É através do autoexame que muitas vezes as pacientes iniciam a investigação da doença.
Porém, quando uma mulher percebe um nódulo em sua mama, é porque ele já é **palpável**, ou seja, já é maior do que os achados na mamografia — que são **milimétricos**. “_É por isso que **a mamografia salva vidas**, pois permite diagnóstico muito precoce, o que é proporcional a chance de cura_”, destaca a médica.
Além de nódulos palpáveis no seio, outros sintomas do câncer de mama são a **saída de líquido pelo mamilo, a retração de pele e nódulos na axila**. É ideal que o autoexame da mama seja feito a partir dos 20 anos, sete dias após o início da menstruação. Já a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/autoexame_5c9456c622.png)