GPS Brasília comscore

Mitos e verdades sobre o autoexame da mama

O **Outubro Rosa** é uma campanha de **conscientização e prevenção ao câncer de mama**, doença que atinge milhares de mulheres pelo Brasil e é a **primeira causa de morte por câncer** na população feminina em todas as regiões do País, exceto na região Norte, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Neste mês, um dos aspectos mais reforçados por médicos especialistas é o **autoexame da mama**, prática conhecida por auxiliar no diagnóstico precoce da doença. A fim de sanar algumas dúvidas a respeito do exame, o GPS Lifetime conversou com a coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia, a médica **Patrícia Werlang Schorn**.

Apesar de muitas mulheres acreditarem que o autoexame é a maneira mais eficaz de prevenir a doença, a médica especialista em câncer de mama ressalta que **o único exame que reduz a mortalidade é a mamografia**.

>“_O autoexame foi desestimulado porque as mulheres estavam **substituindo a mamografia pelo autoexame**_”, revela. “_Quando isso aconteceu, houve um **aumento no número de casos avançados** de câncer e **elevação da mortalidade** pela doença._”

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mamografia_0_6ac1cfee51.png)

No entanto, **o toque não deve ser deixado de lado**, pois é de extrema importância que a mulher conheça sua mama e consiga identificar precocemente alguma alteração para, então, procurar atendimento médico. É através do autoexame que muitas vezes as pacientes iniciam a investigação da doença.

Porém, quando uma mulher percebe um nódulo em sua mama, é porque ele já é **palpável**, ou seja, já é maior do que os achados na mamografia — que são **milimétricos**. “_É por isso que **a mamografia salva vidas**, pois permite diagnóstico muito precoce, o que é proporcional a chance de cura_”, destaca a médica.

Além de nódulos palpáveis no seio, outros sintomas do câncer de mama são a **saída de líquido pelo mamilo, a retração de pele e nódulos na axila**. É ideal que o autoexame da mama seja feito a partir dos 20 anos, sete dias após o início da menstruação. Já a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/autoexame_5c9456c622.png)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.