Com a chegada dos senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) neste domingo (27), a missão oficial do Senado Federal aos Estados Unidos reúne pela primeira vez sua delegação completa em Washington. Todos os parlamentares participam de nova reunião interna de alinhamento, dando continuidade à preparação estratégica iniciada no sábado (26) e marcando o início da agenda presencial da missão.
Coordenada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a missão busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos, em meio ao avanço de barreiras tarifárias que impactam setores estratégicos da economia brasileira. “Vivemos o começo da história. Esta missão representa uma resposta madura do Parlamento brasileiro para retomar o diálogo com os Estados Unidos e proteger os interesses do nosso setor produtivo”, afirmou Trad.
A missão foi aprovada por unanimidade pelo Senado e é composta por parlamentares de diferentes partidos e regiões do País, reforçando seu caráter plural e institucional. No sábado (26), os senadores Nelsinho Trad, Teresa Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC), astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL) participaram de uma reunião preparatória da missão, dedicada à atualização temática e à definição dos pontos prioritários que deverão ser abordados durante a semana.
Na manhã desta segunda-feira (28), os senadores estarão na residência oficial da Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, com a presença do embaixador Roberto Azevedo e diplomatas brasileiros. À tarde, na sede da Câmara Norte-Americana de Comércio, o grupo se encontra com lideranças empresariais e representantes da entidade.