GPS Brasília comscore

Missa celebra os 64 anos de fundação de Brasília

O governador Ibaneis Rocha fez um pronunciamento durante o ato litúrgico e disse que a capital vive um bom momento
Ibaneis Rocha teve a palavra durante a missa e destacou o momento de harmonia na cidade
Ibaneis Rocha teve a palavra durante a missa e destacou o momento de harmonia na cidade. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Compartilhe:

Em homenagem ao aniversário de 64 anos de Brasília, dezenas de pessoas se reuniram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã deste domingo (21), para uma missa comemorativa. O ato religioso foi celebrado pelo arcebispo de Brasília, cardeal Dom Paulo Cezar Costa. O governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia acompanhado da esposa, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, e do filho Mateus. Em pronunciamento durante o ato litúrgico, ele disse que a capital vive um excelente momento.

“Nós vivemos um momento de muita harmonia na nossa cidade. Graças a Deus as coisas têm dado certo aqui no Distrito Federal, e a gente tem crescido muito, graças ao povo que nos acompanha sempre e nos entende tão bem. Dom Paulo, muito obrigado por tudo que o senhor faz por nós, muito obrigado a todos os padres, bispos do DF e do Brasil, e que essa capital seja sempre a capital de todos os brasileiros. Isso nos orgulha muito, é uma capital que recebe a todos, de todos os lugares”, celebrou o chefe do Executivo local. “Que Deus nos abençoe e que abençoe essa cidade maravilhosa. Saudando também o aniversário da nossa Arquidiocese, que também completa 64 anos. Parabéns, Brasília”.

Observado pelo governador Ibaneis Rocha, Dom Paulo Cezar Costa cumprimenta a primeira-dama Mayara Noronha Rocha
Observado pelo governador Ibaneis Rocha, Dom Paulo Cezar Costa cumprimenta a primeira-dama Mayara Noronha Rocha. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Durante a missa, o arcebispo destacou que este é um momento de agradecimento pelas mais de seis décadas que se passaram na capital, uma cidade aberta e acolhedora, que recebe pessoas de todas as partes do mundo.

“É daqui de Brasília que saem as pequenas e grandes decisões para a vida desse país. Então celebrar é agradecer a Deus por tudo aquilo que aqueles que nos antecederam no caminho caminharam. Agradecer a Deus também por aqueles que estão doando a sua vida hoje, seja no governo da nossa cidade, e também lembrar as nossas responsabilidades”, afirmou o cardeal Dom Paulo Cezar Costa, 

Também participaram da solenidade o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, bem como outros representantes do GDF.

Primeiro monumento a ser criado em Brasília e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral teve a pedra de fundamento lançada em 1958 – quando foi realizada a primeira missa em solo brasiliense. Em 1960, a estrutura da igreja ficou pronta e, em 1970, foi inaugurada, com bênção.