GPS Brasília comscore

Misofonia: a agonia em ouvir determinados sons

Caracterizada como uma condição em que alguns indivíduos apresentam desconforto desproporcional quando ouvem determinados sons, a misofonia pode despertar uma reação emocional de irritação, raiva, ansiedade e até pânico, além de um desejo intenso de escapar daquele barulho. O otorrinolaringologista do Hospital DF Star, da Rede D’Or, Marcelo Maruyama, explica a doença.

 

“Os sons que despertam misofonia variam para cada pessoa e não precisam ser necessariamente altos em volume. Alguns comumente relatados são barulhos com a boca, mastigação, sons da respiração e batida dos dedos ”, afirma o médico. 

De acordo com Maruyama, apesar de ser pouco conhecida, a misofonia pode afetar muito a qualidade de vida de algumas Por isso, a conscientização sobre essa doença é fundamental para promover empatia e apoio aos que enfrentam esse desafio, ajudando a desenvolver estratégias de convivência e controle dos sintomas.

 

Diferentemente de muitas outras patologias, o diagnóstico da misofonia é clínico, ou seja, baseado nos sintomas relatados pelo paciente. “Não há exames específicos para diagnóstico, mas é sempre recomendada uma avaliação com o otorrinolaringologista para descartar outras alterações pertinentes do aparelho auditivo. O psiquiatra também tem um papel importante no acompanhamento do paciente, muitas vezes, para avaliar condições como transtornos de humor, que podem acompanhar o diagnóstico da doença ”, disse. 

 

O médico alerta que é necessário fazer um acompanhamento detalhado com especialistas, já que a misofonia pode ser confundida com outras condições de saúde, incluindo distúrbios psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ansiedade e depressão. Além disso, essas mesmas condições psiquiátricas podem acompanhar o diagnóstico de misofonia.

 

Segundo Maruyama, em geral, o tratamento para misofonia pode envolver terapia de dessensibilização, cognitivo-comportamental, além de técnicas de relaxamento e aconselhamento psicológico. 

 

“A misofonia pode ser amenizada com tratamentos que tem como objetivo reduzir o grau de incômodo desses pacientes. No entanto, não há uma pílula mágica para isso. Sem tratamento, há uma menor previsibilidade em relação à progressão da misofonia, mas ela pode se agravar, particularmente quando há concomitância com comorbidades psiquiátricas”, alerta o otorrino.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.