Categories: Caio Barbieri

Miomas uterinos lideram causas de afastamento do trabalho, diz INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou dados alarmantes sobre o afastamento das mulheres do trabalho no Brasil em 2023. Segundo as estatísticas do órgão, quase 21,5 mil mulheres precisaram se ausentar do trabalho nos primeiros sete meses deste ano devido ao tratamento de miomas uterinos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Previdência Social, o que revelou uma preocupante tendência que está afetando a força de trabalho feminina em todo o País.

No total, o INSS concedeu 21.455 benefícios por incapacidade relacionados a miomas uterinos, resultando em uma média de mais de 3 mil afastamentos por mês. Esses números representam um problema de saúde significativo que afeta muitas mulheres em idade fértil no Brasil.

De acordo com a médica Charbele Diniz, cirurgiã ginecologista e membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), estima-se que cerca de 80% das mulheres em idade fértil terão miomas uterinos em algum momento de suas vidas.

“Os miomas são bastante comuns na vida da mulher, e a grande maioria delas não precisará de tratamento. No entanto, existem casos mais graves em que os miomas podem impactar o desejo de engravidar ou afetar significativamente a qualidade de vida da paciente. Nessas situações, a cirurgia de remoção dos miomas é frequentemente a melhor opção”, explicou.

Já o médico Leonardo Campbell, cirurgião ginecologista e também membro da Febrasgo, esclareceu que “os miomas são nódulos benignos que se desenvolvem no interior do útero. O câncer é uma ocorrência muito rara nesses casos. No entanto, a remoção dos miomas é recomendada quando eles causam sintomas como sangramentos contínuos, pressão na bexiga levando a micções frequentes, cólicas intensas, anemia ou dificuldades para engravidar.”

Médicos Leonardo Campbell e Charbele Diniz | Foto: Divulgação

Gravidez

A psicóloga Juliana Serra, que desejava engravidar, optou pela cirurgia de remoção de miomas após descobrir um deles durante uma consulta de rotina com seu ginecologista.

“Eu comecei o tratamento com medicamentos, mas como o mioma crescia rapidamente e poderia afetar minha capacidade de engravidar, escolhi fazer a cirurgia. Foi a melhor decisão que tomei, porque meu útero foi preservado e hoje tenho dois filhos”, compartilha Juliana.

A cirurgia de remoção de miomas geralmente envolve internação hospitalar e anestesia geral, com diferentes prazos de recuperação para cada paciente, dependendo da quantidade, tamanho e localização dos miomas. “A decisão de realizar a cirurgia depende de vários fatores, incluindo a quantidade de miomas e seus sintomas. A recuperação pode ser mais rápida em casos de cirurgias minimamente invasivas”, acrescenta a médica Charbele Diniz.

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as mulheres com miomas uterinos precisarão se submeter a uma cirurgia. A decisão de realizar a intervenção cirúrgica depende dos sintomas, da quantidade e da localização dos miomas. Portanto, é fundamental fazer exames de imagem regulares e buscar ajuda médica se houver dor ou sangramento anormal, uma vez que esses são sintomas que requerem atenção e diagnóstico adequado.

A revelação do alto número de afastamentos relacionados a miomas uterinos destaca a necessidade de conscientização e cuidados preventivos em relação a essa condição que afeta muitas mulheres. É fundamental que as mulheres estejam cientes dos sintomas e procurem ajuda médica apropriada para garantir o tratamento adequado e preservar sua qualidade de vida.

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Brasileira interpreta assassina real em série americana

A série documental Sins of the South traz a atriz baiana Fabiana Mattedi no papel…

4 minutos ago

Embaixadora dos Estados Unidos recebe convidados para festa de 4 de julho

A comemoração reuniu diplomatas, empresários, jornalistas, amigos da embaixada norte-americana e autoridades

10 minutos ago

Indusparquet e Vallori apresentam nova linha de produtos

A Indusparquet líder no mercado de pisos e revestimentos de madeira, realizou um evento, reunindo…

37 minutos ago

Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram corrida para o Senado no DF

Em segundo lugar está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)

1 hora ago

Odontologia do UNICEPLAC é destaque em tradição e inovação tecnológica

Mesa digital, óculos 3D e novas plataformas estão entre as ferramentas utilizadas pela instituição para…

2 horas ago

Agendão GPS | Brasília: Djavan, Leo Santana e Dilsinho se apresentam no fim de semana

Além do Na Praia Festival, teatro, palestras e muito mais entre esta sexta-feira (4) e…

2 horas ago