GPS Brasília comscore

Ministros do STF formam maioria para rejeitar marco temporal

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira (21), maioria para rejeitar o marco temporal das terras indígenas. Com a derrubada, a tese que fazia com que os povos originários teriam direito apenas às terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988 passa a não valer mais.

O voto decisivo foi proferido pelo ministro Luiz Fux, que se posicionou contrário à matéria, juntamente com os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Eles acompanharam o relator, ministro Edson Fachin.

Votaram a favor do tema os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): Nunes Marques e André Mendonça. Para finalizar o placar, ainda faltam os votos de Cámem Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber, que devem se posicionar o voto ainda nesta quinta-feira.

Indígenas em Brasília estão unidos em mobilização para acompanhar o julgamento no STF, ao mesmo tempo em que expressam sua oposição à tentativa do Senado de promulgar a legalização do marco temporal.

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.