GPS Brasília comscore

Ministra garante reajuste salarial para servidores, mas não neste ano

Esther Dweck afirmou que o governo Lula tem o compromisso de ceder 19%
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhe:

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comunicou nesta quinta-feira (11), que o Governo Federal não tem orçamento para conceder o reajuste salarial de servidores públicos federais ainda neste ano. A ministra afirmou que o governo Lula tem o compromisso de ceder 19% de reajuste aos servidores durante os quatro anos de mandato.

“Estamos discutindo internamente no governo um espaço orçamentário, não só para [servidores da área de] educação, mas também para demais servidores, para que a gente tenha um valor um pouco acima desse”, disse a ministra durante entrevista ao programa Bom Dia, da TV Brasil.

Ela também disse que ao longo do governo não haveria perdas para os servidores. “O que a gente tem pactuado inicialmente dentro do governo, que a gente garantiria para todo mundo 9% [em 2023], mais 4,5% [em 2025] e 4,5% [em 2026]. Ao todo, 19% acima da inflação do período, ninguém teria perda ao longo do governo do presidente Lula. Mas não teríamos facilidade de recuperar perdas de governo anterior por falta de qualquer reajuste de servidores naquele momento”

A ministra comunicou que atualmente o governo não consegue conceder esse reajuste ainda neste ano, por causa dos prejuízos do governo anterior, causando o congelamento dos salários. O reajuste está previsto para o ano que vem, com uma porcentagem maior do que os 19% iniciais (a soma dos 9% já concedidos em 2023, 4,5% previstos para 2025 e 4,5% previstos para 2026).