GPS Brasília comscore

Ministério e secretaria lançam programa para atrair turistas para Brasília

Programa visa fortalecer conhecimento sobre a história política da capital do País
Ministério e secretaria lançam programa para atrair turistas para Brasília
Ministério e secretaria lançam programa para atrair turistas para Brasília | Foto: Roberto Castro/MTur

Compartilhe:

O Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Educação, lançaram nesta segunda-feira (20) o programa “Conheça o Brasil Cívico”. O objetivo é  estimular estudantes, professores e pesquisadores de todo o País a descobrir a essência e a diversidade nacional por meio de visitas aos atrativos históricos, culturais e naturais de Brasília e regiões.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância de garantir que estudantes e universitários tenham acesso a preços acessíveis para conhecer a capital e seus símbolos nacionais.

“É um projeto piloto que funcionará em outras regiões do Brasil com um movimento semelhante no turismo”, comentou Sabino.

O programa vai elaborar roteiros e experiências que englobem os ícones da democracia brasileira, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional, além de museus que preservam a história de figuras importantes como JK, e monumentos públicos que ajudam a entender os momentos mais marcantes do país.

As viagens incluirão opções turísticas nos arredores de Brasília, abrangendo atrativos naturais, gastronômicos e culturais, para apresentar uma Brasília diversificada e plural, reposicionando-a como um destino turístico nacional de relevância.

“Este programa busca resgatar a história, a honra à Pátria e valorizar nossa cidade. Estamos prontos para receber esses alunos, com toda a rede hoteleira mobilizada e guias preparados”, declarou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Segundo ele, o programa também vai impulsionar a economia de Brasília durante os períodos de baixa movimentação turística, especialmente nos fins de semana, beneficiando hotéis, restaurantes, agências de turismo e guias locais. Isso resultará na geração de mais empregos e renda para a população local, aproveitando os cerca de 10 mil leitos hoteleiros ociosos nos fins de semana na Capital Federal.