O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (13), um balanço mostrando que mais de mil atendimentos foram realizados no Rio Grande do Sul em decorrência das severas enchentes dos últimos dias. As unidades de assistência foram montadas para prestar socorro emergencial às pessoas afetadas pela situação.
“Estamos disponibilizando as condições logísticas para garantir segurança aos profissionais e qualidade de atendimento das pessoas. Estamos, também, fazendo missões nos municípios”, ressaltou o coordenador da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Fausto Soriano Estrela Neto.
O balanço mais recente da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) aponta 786 atendimentos na unidade médica, 293 atendimentos volantes e 21 atendimentos aeromédicos, totalizando 1,1 mil atendimentos desde o início das operações, em 5 de maio, até sábado (11).
Além dos atendimentos no Hospital de Campanha, a Força Nacional do SUS também realiza assistência diária em abrigos. No município de São Leopoldo, por exemplo, dois médicos e dois enfermeiros estão atendendo às necessidades das pessoas desabrigadas.
O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, ressaltou que novas estruturas hospitalares serão montadas nos próximos dias para fortalecer o atendimento no estado. “Estamos avaliando as melhores localizações e quais serviços foram afetados para instalar novas estruturas”, adiantou.
Com a chegada de módulos para a montagem de três novos hospitais de campanha, o Ministério da Saúde reforça sua atuação no Rio Grande do Sul. A montagem das novas estruturas terá início a partir deste sábado (11) e visa garantir um atendimento adequado e seguro às vítimas das enchentes.