Categories: Saúde

Ministério da Saúde realiza reunião para definir estratégia de vacinação contra a dengue

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde realizará uma reunião técnica para definir a estratégia de vacinação contra a dengue no Brasil, com previsão no início de fevereiro. A farmacêutica Takeda, produtora da vacina Qdenga, e entidades da sociedade civil participarão do encontro.

A reunião ocorre em meio a um cenário de epidemia da doença no país, marcado por dois anos consecutivos de recordes de mortes. A vacina Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no final de dezembro, e inicialmente, a farmacêutica sugeriu para o Ministério da Saúde imunizar apenas crianças de 4 anos e adultos de 55. Contudo, há uma avaliação do ministério em curso para incluir mais faixas etárias na vacinação, segundo informações do O Globo.

Há uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de outubro, que orienta aplicar a nova vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, considerando os locais de maior incidência da doença.

Para viabilizar a ampliação das idades contempladas, considerando a previsão de 5 milhões de doses em 2024, o Ministério da Saúde planeja uma abordagem regional, restringindo a campanha aos municípios com maior transmissão de dengue.

O boletim epidemiológico de 2023 destaca que os municípios do Sudeste, Sul e Centro-Oeste foram os mais afetados pela doença, com Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás registrando maior incidência.

Projetando entre 1,7 milhão e 5 milhões de casos este ano, com média de 3 milhões, o Ministério da Saúde e a Fiocruz indicam a necessidade de diferentes estratégias nos estados. Em Minas Gerais, por exemplo, planeja-se o uso de drones para dispersar larvicidas em áreas com água parada. No Distrito Federal, 800 profissionais de vigilância ambiental realizam inspeções diárias em terrenos abandonados e locais propícios ao mosquito transmissor da dengue.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Petrobras anuncia aumento de 7,12% no preço da gasolina

Reajuste entra em vigor a partir desta terça-feira (9)

19 minutos ago

Expovitis Brasil 2024: feira reúne tudo sobre vinhos em Brasília

Tudo o que você precisa saber sobre esse grande evento nacional de viticultura, enologia e…

26 minutos ago

Betina: a gata empresária e sócia de um cat café em Brasília

O empreendimento que leva o nome da felina completou 2 anos neste mês

43 minutos ago

Dupla masculina de brasileiros cai nas oitavas de Wimbledon

Após derrota da dupla masculina, Brasil só tem Rafael Matos e Luisa Stefani nas duplas…

51 minutos ago

Cúpula do Mercosul sela entrada da Bolívia no bloco econômico

Ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, é uma das marcas da reunião

1 hora ago

Vigilantes de hospitais e UBSs entram em greve no DF

Atraso no pagamento de salários seria um dos motivos da paralização

2 horas ago