GPS Brasília comscore

Ministério da Saúde prioriza o DF na distribuição de vacinas contra a dengue

Com uma crise crescente na saúde pública do Distrito Federal, marcada pelo alarmante aumento nos casos de dengue, o Ministério da Saúde anunciou, recentemente, que a capital será priorizada na distribuição das primeiras 750 mil doses da vacina Qdenga; fórmula contra a doença.

A decisão foi tomada após um encontro entre a senadora Leila Barros (PDT-DF), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para discutir a situação da doença nas regiões administrativas do DF.

Com a maior incidência de casos no país a cada 100 mil habitantes, Brasília tem enfrentado um cenário preocupante. Mais de 29 mil casos confirmados somente em janeiro e três óbitos levaram o Governo do Distrito Federal a decretar estado de emergência. Hospitais públicos e privados da cidade estão sobrecarregados, atendendo uma enxurrada de pacientes em busca de cuidados médicos.

“Sabendo que a média de casos de dengue em Brasília é 10 vezes maior que a média nacional, é crucial que o Distrito Federal seja priorizado na distribuição das doses da vacina Qdenga. Esta medida é fundamental para conter o avanço da dengue na capital”, ressaltou a senadora Leila Barros, destacando a urgência da ação.

Apesar da garantia de priorização, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que a data exata para disponibilização da vacina no mês de fevereiro permanece indefinida. A necessidade de tradução da bula para o português pelo laboratório responsável, a farmacêutica Takeda, tem atrasado o início da distribuição.

“Nós estamos em uma situação de muita preocupação aqui no Distrito Federal. A vacinação é uma prioridade. Ela nos dá esperança, mas não é a solução para a situação que enfrentamos hoje”, destacou a ministra, enfatizando a importância do engajamento da população na eliminação dos focos do mosquito dentro de suas residências.

O plano de distribuição do Ministério da Saúde abrangerá 37 regiões de saúde, distribuídas em 16 estados e o Distrito Federal, priorizando áreas com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Mais de 500 municípios serão beneficiados por essa iniciativa, que visa imunizar prioritariamente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.