GPS Brasília comscore

Ministério da Fazenda monitora crise do Credit Suisse

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (15) que está acompanhando com sua equipe a crise no banco suíço Credit Suisse. Questionado por jornalistas se ele havia entrado em contato com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para falar sobre o assunto, ele sinalizou positivamente.

 

O fato de que o principal acionista do Credit Suisse, o Saudi National Bank, descartou dar mais assistência financeira ao banco suíço detonou nesta quarta-feira nova onda global de aversão ao risco.

 

Na segunda-feira, Haddad disse que acompanhava os desdobramentos do fechamento do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, os maiores bancos americanos a quebrarem desde a crise de 2008.

 

O ministro relatou ter entrado em contato com Campos Neto no fim de semana para debater o tema.

 

Apesar de o Credit Suisse não ter mais a relevância do passado, os problemas financeiros da instituição preocupam pois ainda não se sabe até onde essa crise pode se arrastar e há o risco de contágio, avalia José Faria Júnior, Planejador Financeiro CFP pela Planejar e diretor da Wagner Investimentos. “Isso colocam o Fed e o BCE em uma situação complicada dada a proximidade de reunião desses BCs, se vão subir os juros ou se nem farão isso“, diz.

 

E tudo isso em meio a uma tendência de baixa das commodities, e o Brasil, que está com PIB negativo e arrecadação fraca, é um player importante. Deixa os termos de troca do País piores e num momento de adoção de política anticíclica“, afirma Faria Júnior.

Veja também

Ju Ferraz, empresária e idealizadora do projeto, também lançou o …

Doenças como a osteoporose e a osteopenia podem tornar os …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI