GPS Brasília comscore

Ministério da Cultura e Iphan lançam edital para restaurar a Praça dos Três Poderes

Recurso do PAC será utilizado para revitalizar local tombado pela Unesco
Após críticas de Janja, Praça dos Três Poderes deve ser reformada
Praça dos Três Poderes são de responsabilidade do GDF | Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado

Compartilhe:

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, anunciaram, nesta segunda-feira (22), o lançamento do edital de licitação para contratação do projeto de restauração da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O cartão-postal, que é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1987, receberá um investimento de R$ 993 mil do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal.

Segundo o ministério, o projeto prevê a recuperação das obras de arte, Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa, estruturas comprometidas, iluminação dos monumentos, acessibilidade para pessoas com deficiência, drenagem e instalação de câmeras de segurança.

Além disso, monumentos como os Dois Candangos, A Justiça, Herma de Israel Pinheiro, Herma de JK, Herma de Tiradentes, Pombal e Marco Brasília também passarão por revitalização.

A ministra Margareth Menezes destacou a importância do anúncio, já que a Praça dos Três Poderes nunca passou por um processo completo de restauração.

“É uma praça tombada e reconhecida como Patrimônio Mundial que faz parte desse legado maravilhoso do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa. Trata-se de um espaço que nunca foi restaurado, e é um pedido do presidente Lula, que quer tratar a nossa capital como ela merece”, disse a ministra.

O presidente do Iphan, Leandro Grass, ressaltou que a ação faz parte de um desejo antigo e que o local é estratégico não apenas culturalmente, mas também para a democracia. Os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 janeiro de 2023 contribuíram para a degradação do local, especialmente no piso.

“É uma praça monumental, histórica, que acolhe um conjunto de monumentos e de referências culturais importantes, que estão inclusive no escopo do projeto”, detalhou Leandro Grass.

A previsão é que o projeto seja entregue em fevereiro de 2025, sob supervisão do Iphan por se tratar de um bem tombado. A execução da obra ficará a cargo do Governo do Distrito Federal (GDF), responsável pela gestão e manutenção da praça.

A revitalização da Praça dos Três Poderes é um dos 105 projetos selecionados pelo PAC Seleções para recuperação de patrimônios culturais, materiais e imateriais, totalizando um investimento de R$ 40,9 milhões.