GPS Brasília comscore

Ministério adia divulgação da lista de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado

Novo cronograma será anunciado após decisão judicial sobre eliminados por erro no preenchimento de respostas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) adiou a divulgação da lista de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que estava prevista para esta quinta-feira (21/11).

Em nota oficial, o órgão afirmou que um novo cronograma será anunciado na mesma data.

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), inicialmente prevista em edital para o dia 21 de novembro, será ajustada. Um novo cronograma será divulgado amanhã (dia 21 de novembro)”, informou o comunicado.

O adiamento ocorre em razão de uma decisão judicial emitida no início do mês. O juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva, da Segunda Vara Federal, determinou no dia 6 de novembro que a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, e o Executivo reintegrassem os candidatos eliminados por não terem preenchido corretamente o cartão de respostas da prova. O prazo para o cumprimento da ordem era de 10 dias.

Entenda o caso
No cartão de respostas do CPNU, os candidatos eram orientados a preencher informações como assinatura, impressão digital, identificação do caderno de prova e tipo de gabarito. A prova oferecia três modelos de gabaritos, com questões em ordens diferentes.

Após a aplicação do exame, em 18 de agosto, o Ministério da Gestão decidiu eliminar os candidatos que deixaram de preencher todas as informações obrigatórias no cartão de respostas, como o número do caderno de prova. A ministra Esther Dweck já havia explicado que quem não assinalou o número do gabarito não seria desclassificado e que a banca faria um “esforço enorme” para identificar os gabaritos desses candidatos.

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inédito de seleção de servidores públicos, promovido pelo MGI. Com 6.640 vagas em diversas áreas, o certame é o maior já realizado no Brasil.

As oportunidades foram distribuídas entre 21 órgãos federais e organizadas em oito blocos: Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Intermediário.

Inicialmente agendado para 5 de maio, o concurso foi adiado para agosto devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram, mas, após o adiamento, 31 mil candidatos desistiram e solicitaram reembolso. Brasília registrou o maior número de inscritos, com quase 200 mil, seguida pelo Rio de Janeiro (125,5 mil) e São Paulo (86,9 mil).

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.