GPS Brasília comscore

Minério brasileiro entra na pauta da escalada global 100% de taxa

Se reeleito, Trump promete taxar em 100% parceiros da China, como o Brasil

Caso seja reeleito, Trump prometeu taxar 100% dos países parceiros comerciais da China. O Brasil envia 80% de nossas extrações em minério para a Ásia, e 70% para a China.  Os minerais são uma forte moeda de guerra e são trocados por apoio militar no tabuleiro global, especialmente entre Estados Unidos e Ucrânia.

O Brasil tem 90% das reservas mundiais minerais é um manancial estratégico nesse cenário de transição energética. A pergunta natural nessa escalada tarifária é: O Brasil deveria usar seus minerais estratégicos como arma para negociar com Trump nesse primeiro momento tarifário?

Procurado pela segunda vez pelo representante norte-americano nos últimos meses Gabriel Escobar, que sinalizou interesse americano em minerais críticos brasileiros, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, afirmou que o Brasil não tem base legal para firmar acordos com os EUA no tema de minerais críticos estratégicos.

‘Como a Constituição prevê que o subsolo dos minerais pertence à União, então essa conversa é privativa do governo federal (…) . Olha, vai doer muito. Espero que isso não venha a acontecer’, comentou Jungmann sobre o risco de taxação em 100% do mineral brasileiro.

O Instituto Nacional de Mineração (IBRAM) é responsável especialmente no fornecimento de minerais considerados estratégicos para a transição energética, como lítio, grafite, níquel, cobre, cobalto e terras raras, importantes na produção de baterias, veículos elétricos, painéis solares e turbinas eólicas, impulsionando a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

 

Nióbio, Lítio e Urânio

Os EUA não são o maior consumidor do nióbio brasileiro. Estão em quarto lugar, com cerca de 7% das exportações, atrás de China, Holanda e Coreia do Sul, nessa ordem, e empatados com Cingapura, afima Julio Nery, diretor de assuntos minerários do IBRAM.

Por ser resistente e ter baixa densidade, o nióbio é um dos elementos cobiçados, porque permite a construção de estruturas fortes, porém mais leves, ideal para o desenvolvimento da tecnologia espacial.

O volume menor de exportação para os EUA se deve ao fato de que a maior aplicação do nióbio hoje é na indústria siderúrgica — e a grande produção global de aço está concentrada na Ásia, especialmente na China, destino de 44% dos embarques brasileiros em 2024 com praticamente 80% das aplicações destinadas ao setor siderúrgico para a fabricação de aços usados, por exemplo, em automóveis e na construção civil, diz Hugo Sandim, professor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP).

No senado, o seminário “Políticas de Minerais Críticos e Estratégicos no Brasil” será composto de duas partes. Na primeira, os senadores vão debater o tema “Desenvolvimento Econômico e Transição energética”. Devem ser convidados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ex-senadora Kátia Abreu (TO), além de representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e das empresas Sigma Lithium e Vale.

Do urânio, o isótopo 235U é o combustível primário em reatores nucleares, onde ocorre a fissão nuclear controlada, liberando calor que é usado para gerar eletricidade. E o lítio é um componente chave em baterias recarregáveis de íons, amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos como celulares, laptops e carros elétricos. 

Veja também

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado …

A Geração Z, nascida entre meados de 1995 e 2010, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.