GPS Brasília comscore

Mindfulness: como práticas meditativas podem influenciar em uma vida saudável

Prática da atenção plena tem sido uma grande aliada na resolução dos desafios diários e na melhora da saúde mental e emocional

Compartilhe:

Quando pensamos na meditação, logo vem a imagem de um monge sentado no alto de uma montanha, isolado do mundo e em estado de paz constante. Mas a boa notícia é que as práticas meditativas desceram a montanha e agora são praticadas em diversos contextos, além dos templos e mosteiros: escolas, empresas, hospitais… em qualquer lugar.

Descobrimos que, para ter uma vida saudável, além de fazer exercícios físicos, comer bem e dormir precisamos cuidar e treinar nossa mente. É um conceito de saúde mais amplo, que envolve a saúde mental e emocional.

A pandemia da covid-19 trouxe um contexto de muitos e variados desafios para todos nós: física, emocional e mentalmente falando. O mundo pós pandemia trará outros, exigindo novos ajustes e, para isso, novos recursos.

A prática da atenção plena ou Mindfulness tem sido uma grande aliada nesse processo, nos ajudando a criar recursos para lidar com as situações desafiadoras. Mais do que “uma ginástica mental”, ela nos dá a oportunidade de praticarmos o autocuidado, a compaixão e a gentileza.

Ao sairmos da reatividade automática, podemos perceber a melhor forma de nos cuidarmos e alinharmos nossas escolhas ao que realmente pode ser mais adequado, saudável e benéfico para nós e o ambiente a nossa volta. Com a prática, vamos aprendendo a viver mais no presente, desfrutando mais plenamente as nossas experiências, com mais consciência de nós mesmos e sem tantos julgamentos. 

Podemos aprender a aquietar a mente, encontrar um lugar de paz dentro de nós e, com o tempo, ver surgir mais clareza mental, equilíbrio emocional, menos ansiedade, um sono melhor, entre outros benefícios.

Dicas para praticar no dia a dia:

1. Deixe a multitarefa de lado e concentre-se por alguns minutos em fazer apenas uma coisa por vez, dedicando total atenção ao que faz;

2. Experimente comer algo em silêncio, sem conversar, sem mexer no celular ou ver televisão. Observe seu alimento com curiosidade, como se fosse a primeira vez, percebendo formas, cores, texturas, cheiros e
sabores;

3. Contemple e desfrute a natureza por alguns minutos.