GPS Brasília comscore

Mindfulness: como incluir atenção plena e meditação no dia a dia

Você acorda com o celular na mão, engole o café da manhã e sai correndo para o trabalho. Ao cair do sol, o trânsito coroa um dia intenso e estressante. Já em casa, as atividades domésticas ou uma reunião urgente tiram o tempo de qualidade com a família.

Aos fins de semana, a **mente e o corpo já cansados** só conseguem deslizar os dedos pela tela do celular em um movimento automático. Assim, os dias se repetem e as tensões física e mental se acumulam.

Na contramão desse ritmo incessante, a imagem de alguém sentado ao ar livre, em posição de lótus e olhos fechados é o mais próximo que muitos de nós temos de alguém meditando. Contudo, a prática, que nasceu de tradições orientais ainda antes de Cristo, chegou no mundo contemporâneo com nova roupagem.

**Você conhece o Mindfulness?** Para deixar de lado o estereótipo dos monges, o GPS te explica sobre a técnica.

**Dos monges budistas até a prática secular**

O Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, é o ato de estar completamente presente. Presente em cada atividade: comer, andar, trabalhar, conversar com alguém ou simplesmente ao respirar.

A técnica nos leva às tradições budistas, mas cresceu de forma secular e alcançou hospitais, escolas e empresas. Em busca de um estilo de vida consciente, o conceito pode ser incluído no cotidiano em qualquer idade e local para ajudar a aquietar a mente.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_bbd4a8dfea.jpg)

**Mindfulness auxilia no cuidado com a saúde mental**

A ansiedade e depressão tornaram-se alarmantes no mundo, principalmente após a pandemia, onde houve um aumento de 25%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pandemia da Covid-19 trouxe um contexto de muitos e variados desafios para todos nós: física, emocional e mentalmente. O mundo pós-pandemia trará outros, exigindo novos ajustes e para isso, novos recursos, afirma a psicologa e instrutora Mindfulness, **Andréa Bettiol**.

Assim como o exercício físico e uma alimentação equilibrada auxiliam na saúde do corpo, a saúde mental precisa de ferramentas para se manter em dia. A terapia e a meditação são algumas delas. Dessa forma, o Mindfulness surgiu como uma das alternativas para sobreviver em um mundo com níveis de estresse sem precedentes. Como meditar parece estar distante da realidade agitada de muitos de nós, a atenção plena destrincha esse conceito para trazer a prática para a vida comum.

**Especialistas dão cinco dicas para incluir o Mindfulness no dia a dia**

O GPS conversou com Andréa Bettiol, psicóloga e instrutora de Mindfulness com certificações, entre elas pelo Oxford Mindfulness Center, na Universidade de Oxford, Reino Unido, e com **Neiva Fernandes**, psicanalista, pedagoga e primeira brasileira certificada pela Universidade de Massachusetts (Boston, EUA) para conduzir o _Mindfulness-Based Stress Reduction Program – MBSR_ (Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness, tradução livre).

Ambas explicaram que a prática é uma grande aliada para lidar com situações desafiadoras e consequentemente encontrar uma forma de levar a vida com mais saúde, paz e harmonia. Quer dicas práticas? Confira.

>“É simples, basta dedicação, foco e disciplina. Podemos, também, levar a nossa plena atenção para as atividades de rotina, praticando a meditação informalmente. O objetivo é que estejamos o mais atentos possível durante todo o nosso dia”, conta Neiva Fernandes.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_1_41de8c3c33.jpg)

– **Mude a rota para o trabalho sempre que possível** – O primeiro passo para sair do automático é conscientemente mudar os caminhos e a forma de fazer as coisas. A rotina é tão intensa, que é capaz do seu carro sair sozinho para o endereço de todos os dias. Por isso, para ser bem prático, você pode escolher rotas diferentes e prestar atenção no trajeto.

_“Saia do hábito. Escolha um caminho diferente para ir ao trabalho, observando com interesse todo o percurso: detalhes, sinalizações, árvores, cores, cheiros etc”, afirma Andrea._

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_2_86d901d5d0.jpg)

– **Faça uma coisa de cada vez** – Vivemos o boom da produtividade onde ser uma pessoa multitarefa é considerado um elogio. Porém, essa sobrecarga facilita o aumento do estresse físico e mental. A essência do Mindfulness é se concentrar em uma coisa por vez aproveitando o máximo de cada momento. Além disso, **David Strayer**, diretor do laboratório de cognição aplicada da Universidade de Utah, apontou que apenas 2% das pessoas conseguem ser multitarefa sem prejuízo nas atividades realizadas. “Deixe a multitarefa de lado e concentre-se por alguns minutos em fazer apenas uma coisa por vez, dedicando total atenção ao que faz”, aconselha Andrea.

– **Realize exercícios de respiração** – A atenção plena começa quando prestamos atenção em nós mesmos. Um start para todo o exercício meditativo é focar na respiração. Respirar conscientemente garante inúmeros benefícios para a saúde.

>“Podemos ir encontrando um tempinho no dia para nos autocuidarmos, observando-nos, abrindo espaços internos pela respiração, enfim meditando”, conta Neiva.

Pesquisas de Harvard apontam que o exercício de respiração ajuda o cérebro a lidar com as respostas negativas ao estresse. O estresse, por sua vez, influência a ansiedade e a depressão, além de suprimir o sistema imunológico e ser um fator de risco para doenças cardíacas.

Quer fazer um teste? Experimente o exercício do vídeo abaixo.

>“Tire um momento para respirar longa e profundamente prestando atenção nos movimentos e sensações que surgem ao respirar”, recomenda Andrea.

– **Faça pausas durante o dia** – O ambiente de trabalho atual exige que a maioria de nós passe o dia sentado em frente as telas. É essencial fazer pausas durante o dia para relaxar o corpo e a mente inserindo momentos de atenção plena entre cada atividade._ “Feche os olhos, respire e perceba como você está neste momento. Observe como está seu corpo, sua atividade mental e as emoções ou sentimentos presentes. Antes de voltar para a sua atividade, escolha como quer seguir para o momento seguinte”, instrui Andréa._

![(Foto: Darius Bashar/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Unsplash_e2a7e4132d.jpg)

**Como se manter firme seguindo
– **Realize as refeições com calma e conscientemente** – _“A prática meditativa diária nos oferece essa oportunidade de construirmos momentos de paz e de equilíbrio, para vivermos mais plenamente as nossas experiências”_. Que tal experienciar melhor as refeições? Essa é a alimentação consciente, a uma técnica simples, mas que foi massacrada pela correria. Com uma mão no garfo e outra no celular, nem nas refeições conseguimos fazer uma pausa. Comer rápido demais impede uma correta digestão e ainda atrapalha um momento importante de prazer. **Mastigue com consciência**, perceba as cores do seu prato, sinta os sabores, cheiros e temperatura da sua comida.

**Dica extra de livro**

Foi com um livro que o conceito de Mindfulness estourou em boa parte do mundo. O_ **‘Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético**’_, escrito por Mark Williams e Danyy Penman, foi lançado em 2015 e voltou os olhos do ocidente para os caminhos tradicionais de busca por uma vida mais equilibrada. Já leu?

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_4_e89ea3c607.jpg)

**Como se manter firme seguindo as dicas?**

Neiva Fernandes ressalta que a meditação traz o equilíbrio para o corpo e para a mente proporcionando uma vida mais tranquila, mas como criar esse hábito? Ela aconselha: _“Pesquisas mostram que um hábito é formado em 21 dias. Assim, se nos dedicarmos à prática por este tempo seguido, já teremos uma base boa para regularmos este autocuidado“._

Comece com um passo de cada vez e persista. _“Podemos aprender a aquietar a mente, encontrar um lugar de paz dentro de nós e, com o tempo, ver surgir mais clareza mental, equilíbrio emocional, menos ansiedade, um sono melhor, entre outros benefícios”, finaliza Andréa. _

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.