Você acorda com o celular na mão, engole o café da manhã e sai correndo para o trabalho. Ao cair do sol, o trânsito coroa um dia intenso e estressante. Já em casa, as atividades domésticas ou uma reunião urgente tiram o tempo de qualidade com a família.
Aos fins de semana, a **mente e o corpo já cansados** só conseguem deslizar os dedos pela tela do celular em um movimento automático. Assim, os dias se repetem e as tensões física e mental se acumulam.
Na contramão desse ritmo incessante, a imagem de alguém sentado ao ar livre, em posição de lótus e olhos fechados é o mais próximo que muitos de nós temos de alguém meditando. Contudo, a prática, que nasceu de tradições orientais ainda antes de Cristo, chegou no mundo contemporâneo com nova roupagem.
**Você conhece o Mindfulness?** Para deixar de lado o estereótipo dos monges, o GPS te explica sobre a técnica.
**Dos monges budistas até a prática secular**
O Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, é o ato de estar completamente presente. Presente em cada atividade: comer, andar, trabalhar, conversar com alguém ou simplesmente ao respirar.
A técnica nos leva às tradições budistas, mas cresceu de forma secular e alcançou hospitais, escolas e empresas. Em busca de um estilo de vida consciente, o conceito pode ser incluído no cotidiano em qualquer idade e local para ajudar a aquietar a mente.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_bbd4a8dfea.jpg)
**Mindfulness auxilia no cuidado com a saúde mental**
A ansiedade e depressão tornaram-se alarmantes no mundo, principalmente após a pandemia, onde houve um aumento de 25%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A pandemia da Covid-19 trouxe um contexto de muitos e variados desafios para todos nós: física, emocional e mentalmente. O mundo pós-pandemia trará outros, exigindo novos ajustes e para isso, novos recursos, afirma a psicologa e instrutora Mindfulness, **Andréa Bettiol**.
Assim como o exercício físico e uma alimentação equilibrada auxiliam na saúde do corpo, a saúde mental precisa de ferramentas para se manter em dia. A terapia e a meditação são algumas delas. Dessa forma, o Mindfulness surgiu como uma das alternativas para sobreviver em um mundo com níveis de estresse sem precedentes. Como meditar parece estar distante da realidade agitada de muitos de nós, a atenção plena destrincha esse conceito para trazer a prática para a vida comum.
**Especialistas dão cinco dicas para incluir o Mindfulness no dia a dia**
O GPS conversou com Andréa Bettiol, psicóloga e instrutora de Mindfulness com certificações, entre elas pelo Oxford Mindfulness Center, na Universidade de Oxford, Reino Unido, e com **Neiva Fernandes**, psicanalista, pedagoga e primeira brasileira certificada pela Universidade de Massachusetts (Boston, EUA) para conduzir o _Mindfulness-Based Stress Reduction Program – MBSR_ (Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness, tradução livre).
Ambas explicaram que a prática é uma grande aliada para lidar com situações desafiadoras e consequentemente encontrar uma forma de levar a vida com mais saúde, paz e harmonia. Quer dicas práticas? Confira.
>“É simples, basta dedicação, foco e disciplina. Podemos, também, levar a nossa plena atenção para as atividades de rotina, praticando a meditação informalmente. O objetivo é que estejamos o mais atentos possível durante todo o nosso dia”, conta Neiva Fernandes.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_1_41de8c3c33.jpg)
– **Mude a rota para o trabalho sempre que possível** – O primeiro passo para sair do automático é conscientemente mudar os caminhos e a forma de fazer as coisas. A rotina é tão intensa, que é capaz do seu carro sair sozinho para o endereço de todos os dias. Por isso, para ser bem prático, você pode escolher rotas diferentes e prestar atenção no trajeto.
_“Saia do hábito. Escolha um caminho diferente para ir ao trabalho, observando com interesse todo o percurso: detalhes, sinalizações, árvores, cores, cheiros etc”, afirma Andrea._
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_2_86d901d5d0.jpg)
– **Faça uma coisa de cada vez** – Vivemos o boom da produtividade onde ser uma pessoa multitarefa é considerado um elogio. Porém, essa sobrecarga facilita o aumento do estresse físico e mental. A essência do Mindfulness é se concentrar em uma coisa por vez aproveitando o máximo de cada momento. Além disso, **David Strayer**, diretor do laboratório de cognição aplicada da Universidade de Utah, apontou que apenas 2% das pessoas conseguem ser multitarefa sem prejuízo nas atividades realizadas. “Deixe a multitarefa de lado e concentre-se por alguns minutos em fazer apenas uma coisa por vez, dedicando total atenção ao que faz”, aconselha Andrea.
– **Realize exercícios de respiração** – A atenção plena começa quando prestamos atenção em nós mesmos. Um start para todo o exercício meditativo é focar na respiração. Respirar conscientemente garante inúmeros benefícios para a saúde.
>“Podemos ir encontrando um tempinho no dia para nos autocuidarmos, observando-nos, abrindo espaços internos pela respiração, enfim meditando”, conta Neiva.
Pesquisas de Harvard apontam que o exercício de respiração ajuda o cérebro a lidar com as respostas negativas ao estresse. O estresse, por sua vez, influência a ansiedade e a depressão, além de suprimir o sistema imunológico e ser um fator de risco para doenças cardíacas.
Quer fazer um teste? Experimente o exercício do vídeo abaixo.
>“Tire um momento para respirar longa e profundamente prestando atenção nos movimentos e sensações que surgem ao respirar”, recomenda Andrea.
– **Faça pausas durante o dia** – O ambiente de trabalho atual exige que a maioria de nós passe o dia sentado em frente as telas. É essencial fazer pausas durante o dia para relaxar o corpo e a mente inserindo momentos de atenção plena entre cada atividade._ “Feche os olhos, respire e perceba como você está neste momento. Observe como está seu corpo, sua atividade mental e as emoções ou sentimentos presentes. Antes de voltar para a sua atividade, escolha como quer seguir para o momento seguinte”, instrui Andréa._
![(Foto: Darius Bashar/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Unsplash_e2a7e4132d.jpg)
**Como se manter firme seguindo
– **Realize as refeições com calma e conscientemente** – _“A prática meditativa diária nos oferece essa oportunidade de construirmos momentos de paz e de equilíbrio, para vivermos mais plenamente as nossas experiências”_. Que tal experienciar melhor as refeições? Essa é a alimentação consciente, a uma técnica simples, mas que foi massacrada pela correria. Com uma mão no garfo e outra no celular, nem nas refeições conseguimos fazer uma pausa. Comer rápido demais impede uma correta digestão e ainda atrapalha um momento importante de prazer. **Mastigue com consciência**, perceba as cores do seu prato, sinta os sabores, cheiros e temperatura da sua comida.
**Dica extra de livro**
Foi com um livro que o conceito de Mindfulness estourou em boa parte do mundo. O_ **‘Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético**’_, escrito por Mark Williams e Danyy Penman, foi lançado em 2015 e voltou os olhos do ocidente para os caminhos tradicionais de busca por uma vida mais equilibrada. Já leu?
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_4_e89ea3c607.jpg)
**Como se manter firme seguindo as dicas?**
Neiva Fernandes ressalta que a meditação traz o equilíbrio para o corpo e para a mente proporcionando uma vida mais tranquila, mas como criar esse hábito? Ela aconselha: _“Pesquisas mostram que um hábito é formado em 21 dias. Assim, se nos dedicarmos à prática por este tempo seguido, já teremos uma base boa para regularmos este autocuidado“._
Comece com um passo de cada vez e persista. _“Podemos aprender a aquietar a mente, encontrar um lugar de paz dentro de nós e, com o tempo, ver surgir mais clareza mental, equilíbrio emocional, menos ansiedade, um sono melhor, entre outros benefícios”, finaliza Andréa. _