Estudantes e recém-formados em cursos de audiovisual, cinema, animação, artes digitais, rádio e TV, comunicação social e propaganda já podem se inscrever para a Premiação Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro. O prêmio, do Ministério da Cultura, contemplará 10 filmes realizados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e irá conceder R$ 14 mil para cada obra selecionada.
De acordo com a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, a iniciativa busca reconhecer a importância da produção universitária para o cinema brasileiro.
“O prêmio consolida um passo fundamental para a retomada das ações de difusão de curtas-metragens e aprofunda a relação entre cinema e educação”, destaca.
“A UFPel tem orgulho em fazer parte desta parceria tão importante na valorização do curta-metragem e do audiovisual brasileiro”, comenta Lanza Xavier, vice-presidenta do Forcine e docente da instituição.
Além de valorizar a produção universitária, a premiação homenageia o cineasta Orlando Senna, cujo legado é fundamental para o desenvolvimento do audiovisual no país. Senna dirigiu filmes como “Iracema, uma Transa Amazônica” e foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura de 2003 a 2007.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 16 de maio, por meio de formulário eletrônico disponível no site do edital. A premiação contemplará duas obras por região do país, totalizando 10 títulos.