GPS Brasília comscore

Militar da reserva é expulso da Marinha após condenação pelo STF

Suboficial Marco Antônio Braga Caldas foi condenado por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro

O suboficial da reserva Marco Antônio Braga Caldas foi expulso da Marinha do Brasil após ter sido condenado a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro. O militar é o primeiro das Forças Armadas removido da carreira pela participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Em nota, a Marinha informa que a decisão pela expulsão foi tomada pelo Conselho de Disciplina. Trata-se de um colegiado criado pela força para discutir a situação do militar pós-condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Informamos que foi proferida a decisão no referido Conselho de Disciplina, no sentido da exclusão a bem da disciplina do militar”, diz a Marinha.

Entenda

O STF condenou, em março do ano passado, Caldas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O militar chegou a ficar preso preventivamente por risco de fuga e sua detenção ocorreu no interior do Palácio do Planalto, ainda no dia dos ataques. Morador de Santa Catarina, ele ficou detido na Escola de Aprendizes de Marinheiros, em Florianópolis, e integra a reserva desde 2021.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI