Neste domingo (24), uma unidade da Guarda Nacional dos Estados Unidos postou uma foto em seu Instagram oficial mostrando um soldado com um capacete que têm um símbolo nazista estampado. O emblema parece ser um Totenkopf, que conota um crânio humano, com ossos. As informações são do Military Times.
O Totenkopf é um símbolo internacional para a morte, desafio da morte, perigo, assim como a pirataria. O símbolo era muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial por militares nazistas Schutzstaffel (SS), que foram os principais responsáveis pelo extermínio dos judeus durante o Holocausto. A SS também estava envolvida com empreendimentos comerciais e explorava os presos de campos de concentração com trabalho escravo.
A foto foi postada no Instagram da 20º Grupo de Forças Especiais, que tem sua sede em Birmingham, Alabama com a seguinte legenda: “That weekend feeling. Enjoy the rest of your weekend. Don’t stop training. Don’t get complacent.” (“Aquele sentimento de fim de semana. Aproveite o resto do fim de semana. Não se torne complacente.”)
A postagem foi deletada após gerar comentários criticando o emblema, que estava visível na parte de trás de um capacete.
O Major Russell Gordon, porta-voz do 1º Comando de Forças Especiais disse em nota que “O uso de símbolos e emblemas que mostram imagens históricas de ódio não é tolerado e é uma violação clara dos nossos valores”. E finalizou: “Nós estamos cientes da situação e estamos investigando o caso”.
Essa não foi a primeira vez que este símbolo foi utilizado nas forças especiais, em 2022, o Major Russel confirmou que o 3º Grupo de Forças Especiais já utilizou o emblema “não oficial” e foi banido do grupo no mesmo ano quando o assunto foi levado aos superiores.
Os militares americanos já estiveram envolvidos em polêmicas parecidas, em fevereiro, a Guarda Nacional de Montana se desculpou após utilizar soldados nazistas marchando no plano de fundo de posters, em 2012 a marinha também se desculpou pelo fato de que atiradores de elite foram fotografados com uma bandeira estampada com o raio estilizado parecido com os da SS.
O Departamento de Defesa disse que os incidentes são isolados, e que as tropas envolvidas nos escândalos não sabiam dos significados dos símbolos, tanto de forma ideológica quanto do contexto histórico.